Endoclinic

A doença de Addison

logodivisoria2O que é a doença de Addison? – A doença de Addison é uma condição que pode levar as pessoas a perder peso e se sentir cansadas e fracas.

Doença de Addison ocorre quando as glândulas supra-renais do corpo não funcionam normalmente. As glândulas supra-renais são pequenos órgãos que estão localizados na parte superior de cada rim . Normalmente, as glândulas supra-renais produzem substâncias chamadas hormônios. Esses hormônios fazem muitas coisas no corpo, tais como ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial normal. Em pessoas com doença de Addison, as glândulas supra-renais não funcionam corretamente e não produzem hormônios suficientes. Isto faz com que os sintomas apareçam.

Algumas pessoas tem sintomas semelhantes aos da doença de Addison,  mas  seus sintomas têm uma causa diferente. Normalmente, as glândulas supra-renais produzem hormonios após receberem sinais a partir da glândula hipófise. Algumas pessoas têm problemas na hipófise, o que causa uma anormalidade nestes sinais  e  em seguida, as glândulas supra-renais não produzem hormônios suficientes.

Quais são os sintomas da doença de Addison? – A maioria das pessoas com doença de Addison ter os seguintes sintomas:

● Sentir-se cansado ou fraco

● Perda de peso e perda de apetite

Outros sintomas comuns podem incluir:

● Escurecimento da pele, especialmente na face, pescoço e palmas das mãos.

● Náuseas e vômitos.

● Sentir-se tonto ou tonturas quando está de pé ou sentado.

● Dor muscular e nas articulações.

● Desejar por alimentos salgados.

● Perder o cabelo das axilas e região pubiana (em mulheres)

Às vezes, os sintomas de uma pessoa podem tornar-se grave e com risco de vida. Os médicos chamam isso de “crise adrenal.” Os sintomas de crise adrenal podem incluir:

● Febre e fraqueza

● Náuseas, vômitos e dor de estômago

● Confusão

● Queda da pressão arterial

Crise adrenal normalmente ocorre quando o corpo de uma pessoa está sob stress, tais como a partir de uma infecção ou lesão.

Existe um teste para a doença de Addison? – Sim. O seu médico pode solicitar exames diferentes para verificar se há doença de Addison. Estes podem incluir:

● Exames de sangue ou saliva

● testes hormonais para ver se as glândulas supra-renais podem trabalhar normalmente

Como a doença de Addison é tratada? – A doença de Addison é tratada com medicamentos hormonais para substituir os hormônios que estão em falta no organismo. As pessoas geralmente precisam tomar esses medicamentos todos os dias para o resto de sua vida.

É importante informar seu médico se você tem quaisquer efeitos secundários ao uso dos medicamentos ou se desenvolver quaisquer sintomas novos.

E se eu ficar doente ou for me submeter a uma cirurgia? – Se você ficar doente ou for se submeter a uma cirurgia, fale com o seu médico. Por exemplo, se você estiver vomitando e estiver incapaz de usar os medicamentos orais, informe seu médico. Quando as pessoas estão doentes, seu corpo pode precisar de mais hormônios supra-renais do que o habitual. O seu médico irá lhe dizer se você precisa aumentar a dose dos medicamentos, e como e quando fazê-lo.

E se eu quiser engravidar? – Se você quiser engravidar, fale com o seu médico. A maioria das mulheres com doença de Addison é capaz de engravidar e ter um bebê. Mas o seu médico vai querer segui-lo de perto. Ele pode fazer mudanças em sua dose de medicamento durante a gravidez.

Qual será a minha vida? – A maioria das pessoas com doença de Addison leva uma vida ativa e normal. Mas para ficar mais saudável possível, você deve:

● Seguir as instruções do seu médico sobre o tratamento.

● Saber mais sobre os sintomas da crise adrenal de modo que você vai saiba quando tratá-la ou obter ajuda.

● Leve consigo um cartão de emergência médica informando sobre sua doença.

× Agende sua consulta