Como eu sei se estou acima do peso? – Os médicos usam uma medida especial chamada “índice de massa corporal”, ou IMC, para decidir quem está abaixo do peso, peso normal, ou acima do peso. Seu IMC irá dizer-lhe se o seu peso está adequado para sua altura.
● Se seu IMC está entre 25 e 29,9, você está com sobrepeso.
● Se seu IMC é de 30 ou maior, você é obeso.
Devo consultar um médico? – Se você estiver com sobrepeso ou obeso, consulte seu médico. Ele irá te orientar sobre como perder peso.
As pessoas obesas são mais propensas do que as pessoas de peso normal a sofrerem de diabetes, doenças cardíacas, câncer e muitos outros problemas de saúde. Elas vivem menos tempo do que as pessoas de peso normal, e por isso, é importante tentar manter seu peso dentro dos limites normais.
Qual é a melhor maneira de perder peso por conta própria? – Para perder peso, você tem que comer menos ou se movimentar mais. Fazer ambos é ainda melhor.
Estudos compararam diferentes dietas, e chegaram a conclusão que não existe um única dieta melhor do que outra. Qualquer dieta que reduza o número de calorias que você come pode ajudá-lo a perder peso – enquanto você seguir as recomendações corretamente.
A atividade física funciona da mesma maneira. Você pode caminhar, dançar, fazer jardinagem, ou mesmo apenas mover seus braços enquanto está sentado. O que é importante é que você aumente o número de calorias que você queima se movendo mais. E você tem que continuar fazendo a atividade extra.
Se você segue uma dieta por um tempo curto, ou aumenta sua atividade por um tempo, você pode perder peso. Mas você vai recuperar o peso se você voltar a seus velhos hábitos. A perda de peso continua e mantida é alcançada com a mudança de hábitos.
A melhor maneira de começar é fazer pequenas mudanças e permanecer. Depois, pouco a pouco, você pode adicionar novas mudanças às já estabelecidas.
Existem tratamentos médicos que podem me ajudar a perder peso? – Existem medicamentos e cirurgia para ajudar na perda de peso. Mas esses tratamentos são apenas para as pessoas com problemas de peso extremos que não têm sido capazes de perder peso através de dieta e exercício. Além do mais, tratamentos de perda de peso não substituem dieta e exercício. As pessoas que recebem esses tratamentos devem também mudar a forma como comem e seu nível de atividade física.
Como medicamentos para perda de peso funcionam? – Medicamentos para perda de peso trabalham reduzindo o apetite ou mudando a forma como você absorve o alimento. Eles são apropriados apenas para as pessoas que:
● Têm um IMC de 30 ou superior; ou
● Têm um IMC entre 27 e 29,9 e também têm problemas médicos, tais como diabetes, doenças cardíacas, ou pressão arterial elevada.
Posso experimentar ervas ou medicamentos não sujeitos a receita para perder peso? – Alguns medicamentos fitoterápicos de perda de peso são inseguros. Verifique com seu médico ou farmacêutico antes de tomar quaisquer medicamentos fitoterápicos para perda de peso.
Como a cirurgia para perda de peso funciona? – A cirurgia para perda de peso trabalha diminuindo seu estômago. Alguns tipos de cirurgia também mudam o caminho do alimento através de seu intestino para que menos calorias e nutrientes sejam absorvidos. Outro tipo de cirurgia muda os sinais nervosos entre o cérebro e o estômago para que você não sinta fome. Cirurgia para perda de peso é apropriada apenas para as pessoas que:
● Têm um IMC superior a 40; ou
● Têm um IMC de 35-39,9 e também têm problemas médicos, tais como diabetes, doenças cardíacas, ou pressão arterial elevada
Como faço para decidir se o tratamento da perda de peso é certo para mim? – Se o seu médico sugere o tratamento de perda de peso, faça estas perguntas:
● O quanto devo perder e quanto tempo vai demorar? Isto depende do tratamento. Existem vários tipos diferentes de cirurgias do estômago para ajudar na perda de peso. A quantidade da perda de peso e quanto tempo leva para perder peso é diferente para cada um.
● Quais são os riscos do tratamento para alguém como eu? Os medicamentos podem ter efeitos secundários. A cirurgia pode levar a infecções, hemorragias, a necessidade de outras operações, e até mesmo a morte. Para reduzir o risco desses problemas, verifique se o cirurgião é muito experiente e a estrutura do serviço em que trabalha.
● Quais as mudanças vou precisar fazer em minha dieta e estilo de vida? Tratamentos de perda de peso não são “atalhos” que te exime de fazer mudanças no estilo de vida. Pessoas recebendo tratamento deve também alterar a forma como elas comem e nível de atividade fisica. Nenhum tratamento de perda de peso trabalha por conta própria. Às vezes, as pessoas só podem se submeter a cirurgia depois que provar que podem fazer mudanças de estilo de vida-para perder algum peso por conta própria.
● Eu serei capaz de processar alimentos normalmente? Alguns tipos de cirurgias de estômago deixam as pessoas incapazes de obter todos os nutrientes de que precisam da comida. As pessoas que têm este problema devem tomar suplementos vitamínicos e minerais para o resto de suas vidas.