O que é deficiência de vitamina D? – A deficiência de vitamina D é quando você não tem quantidade suficiente de vitamina D em seu corpo. Isto é um problema, porque o corpo precisa de vitamina D para absorver o cálcio e para outras tarefas importantes.
Pessoas que não têm quantidade suficiente de vitamina D podem:
● Apresentar ossos fracos ou moles, que podem fraturar facilmente ou mudar de forma.
● Ter músculos fracos, o que os torna mais propensos a cair.
Existe um exame para a deficiência de vitamina D? – Sim. Seu médico pode fazer um exame de sangue para ver se você tem o suficiente de vitamina D. Mas você pode não precisar deste exame. Médicos devem medir os níveis de vitamina D apenas em pessoas que estão em risco de apresentar deficiência. Isto inclui as pessoas que:
● Passem a maior parte ou todo o seu tempo em ambientes fechados (por exemplo, porque eles estão em uma casa de repouso)
● Têm problemas médicos (como a doença celíaca) que tornam difícil a absorção da vitamina D
● Têm uma condição chamada “osteoporose”, o que torna os ossos fracos.
● Fraturou um osso muito facilmente.
Quais os alimentos e bebidas que têm vitamina D? – Alimentos e bebidas que têm uma grande quantidade de vitamina D incluem:
● Leite, suco de laranja, ou iogurte enriquecidos com vitamina D.
● Salmão ou cavala
● Conservas de atum
● Cereais com vitamina D enriquecidos
● óleo de fígado de bacalhau
A principal fonte de vitamina D é o sol. O corpo usa a luz solar que incide na pele para produzir vitamina D.
O que são suplementos? – Suplementos são comprimidos, cápsulas, ou líquidos que contêm nutrientes.
Preciso tomar suplementos de vitamina D? – Os especialistas recomendam que a maioria dos adultos tomem suplementos que têm 800 unidades internacionais de vitamina D por dia. Pessoas que não recebem o suficiente de vitamina D a partir de sua comida ou do sol pode precisar de doses maiores.
Se seu médico recomenda que você tome suplementos de vitamina D, pergunte-lhe que tipo, quanto, e quando tomar os suplementos.
O tipo e dose do suplemento que é certo para você vai depender de seus problemas médicos e de outros medicamentos que toma.
É importante não tomar muita vitamina D, pois pode deixá-lo doente.