Estou em risco de cair? – Seu risco de queda aumenta à medida que envelhece. Isso porque envelhecer pode tornar mais difícil caminhar de forma constante e manter o equilíbrio. Além disso, os efeitos das quedas são mais graves em pessoas mais velhas.
No geral, 3 a 4 em cada 10 pessoas com mais de 65 anos caem a cada ano. Até 75 por cento das pessoas que fraturam o quadril não recuperam a mobilidade até o ponto que tinham antes da fratura. Se você caiu no passado, você está em maior risco de cair novamente.
Várias coisas podem aumentar o risco de queda, incluindo:
● Doença
● Mudança nos medicamentos
● Ambiente inseguro ou pouco familiar (por exemplo, uma sala com tapetes ou móveis em que possa tropeçar, ou uma área que você não conhece bem)
Como meu médico pode me ajudar a evitar uma queda? – Seu médico pode conversar com você sobre os seguintes aspectos:
● Passado de quedas – É importante informar seu médico sobre quaisquer vezes que você tenha caído ou quase caído. Ele pode, então, sugerir formas de evitar outra queda.
● Suas condições de saúde – Alguns problemas de saúde podem colocá-lo em risco de cair. Estes incluem condições que afetam a visão, audição, a força muscular, ou equilíbrio.
● Os remédios que você toma – Alguns medicamentos podem aumentar o risco de cair. Estes incluem alguns medicamentos que são usados para problemas de sono, ansiedade ou depressão. A adição de novos medicamentos, ou mudanças nas doses de alguns medicamentos, também podem afetar seu risco de queda.
Quanto mais seu médico sabe sobre sua situação, melhor ele será capaz de ajudá-lo. Por exemplo, se você caiu, porque você tem uma condição que causa dor, ele pode sugerir tratamentos para lidar com a dor. Ou se um dos seus medicamentos está fazendo você tonto e mais propenso a cair, ele pode mudar para um medicamento diferente.
Existe alguma coisa que eu possa fazer por conta própria? – Sim. Para ajudar a não cair, você pode:
● Tornar sua casa mais segura – Para evitar cair em casa, se livre de coisas que podem fazer você tropeçar ou escorregar. Isso pode incluir móveis, cabos elétricos, desordem, e tapetes soltos. Mantenha sua casa bem iluminada para que você possa ver facilmente onde você está indo. Evite armazenar coisas em lugares altos para que você não tenha que subir em móveis para alcançar.
● Use sapatos resistentes e que se encaixam bem – calçar sapatos com saltos altos ou solas escorregadias, ou pouco justos, pode levar a quedas. Andar com os pés descalços ou apenas meias, também pode aumentar o risco de cair.
● Tome pílulas de vitamina D – Tomar vitamina D pode reduzir o risco de quedas em pessoas idosas. Isso ocorre porque a vitamina D ajuda a tornar os ossos e músculos mais fortes. Seu médico pode ajudá-lo a decidir o quanto de vitamina D tomar.
● Mantenha-se ativo – Exercícios regulares podem ajudar a diminuir o risco de queda. É interessante fazer algumas atividades diferentes que ajudem com força e equilíbrio. Existem muitos tipos de exercício que podem ser seguros para as pessoas mais velhas. Estes incluem caminhadas, natação, e Tai Chi (a arte marcial chinesa que envolve movimentos lentos e suaves).
● Use uma bengala, andador, e outros dispositivos de segurança – Se seu médico recomenda que você use uma bengala ou andador, certifique-se de que é o tamanho certo e de que você sabe como usá-lo. Há outros dispositivos que podem ajudá-lo a evitar quedas, também. Estas incluem barras de apoio ou assento resistente para o chuveiro, tapetes de banho antiderrapantes e corrimãos ou bandas de rodagem para as escadas (para evitar o deslize).
O que devo fazer se eu cair? – Se você cair, consulte seu médico imediatamente, mesmo se você não estiver ferido. Ele pode tentar descobrir o que causou a queda.