O que é uma fratura por compressão vertebral? – A palavra “vertebral” tem a ver com os ossos da coluna, o que os médicos chamam de “vértebras”. A “fratura” é outra palavra para um osso quebrado. A fratura de compressão vertebral é quando um osso da coluna quebra devido a um colapso.
Fraturas por compressão vertebral acontecem mais frequentemente em pessoas mais velhas que têm osteoporose. A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem fracos.
Quais são os sintomas de uma fratura por compressão vertebral? – A maioria das pessoas com uma fratura de compressão vertebral não têm sintomas. Elas descobrem que têm fratura quando fazem um raio-X do tórax ou abdome por outra razão.
Quando uma fratura de compressão vertebral provoca sintomas, causa dor nas costas. A dor geralmente começa de repente depois de uma queda ou após a flexão, tosse, ou levantamento de peso. Mas às vezes a dor começa lentamente. Ela pode ser maçante ou afiada, e muitas vezes se espalha para a barriga.
Com o tempo, as pessoas com fraturas por compressão vertebral podem:
● Perder altura
● Obter uma postura curvada com uma corcunda
Vou precisar de exames? – Sim. Para verificar se você tem uma fratura de compressão vertebral, o médico irá pedir um raio-X.
Ele também vai fazer outros testes para ver se uma outra condição causou sua fratura. Estes podem incluir exames de sangue, testes de urina, ou exames de imagem.
Se você tem uma fratura de compressão vertebral, seu médico provavelmente vai pedir exame de densitometria óssea. Teste de densidade óssea é um caminho para medir o quão forte são seus ossos.
Como são tratadas as fraturas por compressão vertebral? – O tratamento para uma fratura de compressão vertebral envolve diferentes partes.
Seu médico irá tratar sua dor. Dependendo da gravidade ele pode tratá-lo com:
● Analgésicos fortes
● Outros medicamentos que são usados para tratar a osteoporose, mas também podem aliviar a dor.
Seu médico também vai tratar a osteoporose. Tratamento da osteoporose a longo prazo inclui:
● Medicamentos – Os médicos costumam tratar a osteoporose com medicamentos denominados bifosfonatos.
● As mudanças do estilo de vida – Seu médico irá conversar com você sobre maneiras para manter seus ossos o mais saudáveis possível. Ele provavelmente irá recomendar que você pare de fumar (se você fuma) e não beba álcool em excesso. Você também deve ter uma dieta saudável com cálcio e vitamina D o suficiente.
● Exercício – É importante ser ativo por pelo menos 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana.
Você pode ter ouvido ou lido sobre outros tratamentos que são por vezes utilizados para fraturas por compressão vertebral. Por exemplo, algumas pessoas podem usar uma cinta. Cintas , por vezes, ajudam as pessoas que têm uma fratura de um grave acidente de carro. Eles não costumam ajudar as pessoas que têm uma fratura de osteoporose.
Outros tratamentos que são por vezes utilizados para fraturas por compressão vertebral são procedimentos chamado “vertebroplastia” e “cifoplastia.” Estes envolvem a colocação um material de cimento ou dispositivo no osso. Os médicos nem sempre concordam se esses tratamentos ajudam. Muitos médicos não recomendam que as pessoas com uma fratura de compressão vertebral de osteoporose realizem estes tratamentos. Isso porque os médicos não sabem o quanto eles ajudam com a dor, e eles podem ter sérias desvantagens.
Quando será que a dor da minha fratura ficará melhor? – Para a maioria das pessoas, a dor vai ficar melhor em 4 a 6 semanas. Mas pessoas podem ter dor que dura até 3 meses.
Posso fazer alguma coisa para melhorar o processo de cura? – Para ajudar com a cura, você deve seguir todas as instruções de seu médico. Isso provavelmente vai incluir alongamentos suaves para trás, enquanto sua fratura cura, e outros exercícios de flexao quando a sua dor fica melhor. Para saber quais exercícios fazer, é indicado acompanhamento com um fisioterapeuta.
É importante ser ativo o mais rapidamente possível assim que a dor melhorar. Ser ativo vai ajudar a manter suas costas e ossos tão fortes quanto possível.
Quando devo chamar meu médico? – Após o tratamento, seu médico lhe dirá quando chamá-lo. Em geral, você deveria ligar para ele, se você:
● Tem dor, ou a dor se agravar
● Apresentar dormência ou fraqueza nas pernas ou pés.
● Não conseguir controlar a bexiga ou intestinos.