O que é cetoacidose diabética? – Cetoacidose diabética é um problema grave que acontece com as pessoas com diabetes quando os produtos químicos chamados “cetonas” acumulam-se no sangue. Pode acontecer a pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2, mas é mais provável que afete as pessoas com tipo 1. Isso porque essas pessoas produzem pouca ou nenhuma insulina, um hormônio que permite que o corpo use o açúcar como fonte de energia.
Normalmente, o corpo quebra o açúcar como fonte de energia. Mas em pessoas com diabetes que não produzem qualquer insulina, o corpo é incapaz de usar o açúcar. Quando isso ocorre o corpo queima gordura como fonte de energia. Mas a queima de gordura pode levar a produção de cetonas,que se acumulam no sangue e podem ser tóxicas.
O que causa cetoacidose diabética? – As pessoas podem apresentar cetoacidose diabética por alguns motivos:
● Se não estão recebendo tratamento para diabetes (possivelmente porque não sabem que têm) e assim o seu corpo começa a decompor gordura.
● Se têm uma doença grave, como um ataque cardíaco ou infecção.
● Se usa certos medicamentos ou drogas ilegais.
● Se não usam a insulina como prescrito.
● Se sua bomba de insulina não funciona corretamente.
Quais são os sintomas de cetoacidose diabética? – Os sintomas podem incluir:
● Sentir muita sede
● Urinar muito, inclusive à noite
● Náuseas ou vómitos
● Dor na barriga
● Sensação de cansaço ou ter problemas para pensar claramente
● Ter respiração que cheira doce ou frutado
● Perda de peso
Devo consultar um médico? – Consulte seu médico imediatamente se você tem os sintomas listados acima e em caso de dificuldade de acesso procure uma emergência médica.
Existe um teste para cetoacidose diabética? – Sim. O médico solicitará testes para verificar os níveis de açúcar e de cetonas no sangue e de cetonas na urina.
Porque cetoacidose diabética pode causar problemas com o coração, você também pode precisar de um eletrocardiograma.
Como a cetoacidose é diabética tratada? – O tratamento é feito no hospital e pode incluir:
● Fluídos e eletrólitos – Ao lidar com cetoacidose diabética, o corpo perde muito líquido. Ele também perde eletrólitos, substâncias químicas, tais como sódio e potássio, que mantêm as células funcionando normalmente. Como parte do tratamento para a doença, os médicos devem repor os líquidos perdidos e eletrólitos.
● Insulina – Quando o corpo tem insulina suficiente, ele pode usar o açúcar como combustível e não precisa quebrar a gordura.
Cetoacidose diabética pode ser evitada? – Você pode reduzir as chances de apresentar cetoacidose diabética se:
● Aplicar a insulina exatamente como prescrito.
● Medir o açúcar no sangue, para se certificar de que não está muito alta ou muito baixa.