O que é diabetes tipo 1? – Diabetes tipo 1 (às vezes chamado de “diabetes mellitus tipo 1”) é uma desordem que perturba o modo como o corpo usa o açúcar.
Todas as células do corpo precisam de glicose (açúcar) para funcionar normalmente. A glicose entra nas células com a ajuda de um hormônio chamado insulina. Se não houver insulina suficiente ou se o corpo deixa de responder à insulina, a glicose se acumula no sangue. Isso é o que acontece com as pessoas com diabetes.
Existem dois tipos principais de diabetes. Pessoas com diabetes tipo 1 fazem pouca ou nenhuma insulina e as pessoas com diabetes do tipo 2, por vezes, também fazem pouca insulina, mas mais frequentemente o problema é que as células não respondem à insulina produzida.
Quais são os sintomas da diabetes tipo 1? – Os sintomas incluem:
● Sede intensa
● Cansaço
● Urinar muitas vezes
● Perder peso
● A visão ficar borrada
Em casos extremos, diabetes tipo 1 também pode causar náusea ou vômito, dor de barriga, e respiração ofegante.
Como eu sei se estou com diabetes tipo 1? – Seu médico pode fazer um exame de sangue para medir a quantidade de glicose no seu sangue. O teste mostrará se você tem diabetes. A depender de sua idade, seu peso, e outros fatores ele poderá diferenciar entre o diabetes tipo 1 ou tipo 2.
Como é o diabetes tipo 1 é tratado? – O tratamento envolve duas partes fundamentais:
● Medir o açúcar no sangue, muitas vezes, para se certificar de que não fique muito alta ou muito baixa. (seu médico irá explicar como medir o açúcar no sangue, e quantas vezes por dia fazê-lo.)
● O uso de injeções de insulina ou uma bomba de insulina para manter seus níveis de glicemia na faixa correta. (Uma bomba de insulina é um dispositivo que você usa perto de seu corpo. Ele é conectado ao tubo que fica sob a pele e ao material da insulina.)
Pessoas com diabetes tipo 1 também precisa planejar cuidadosamente as suas refeições e níveis de atividade. Isso porque comer aumenta a glicose no sangue, enquanto ser ativo diminui. Apesar da necessidade de planejar, as pessoas com diabetes podem ter dietas normais, ser ativo, comer fora, e fazer todas as coisas que a maioria das outras pessoas fazem.
Quantas vezes eu preciso ver meu médico? – Você provavelmente vai precisar ver seu médico pelo menos 3 ou 4 vezes por ano. Às vezes você vai precisar de mais visitas para aprender a gerir a sua diabetes ou se a glicose no sangue não está bem controlada.
Durante as visitas, o médico vai querer medir o açúcar no sangue, utilizando um teste chamado “A1C.” Este teste diz se o nível médio de açúcar no sangue ao longo dos últimos meses está adequado. Seus resultados ajudarão a decidir se é conveniente ajustar o tratamento.
Durante algumas de suas consultas, o médico também irá verificar outros aspectos de sua saúde. Por exemplo, ele pode medir sua pressão arterial ou colesterol.
Por que é importante manter o meu açúcar no sangue próximo ao normal? – A glicemia elevada pode causar sérios problemas ao longo do tempo. Ela pode levar a:
● Danos nos nervos
● Doença renal
● Problemas de visão (ou até mesmo cegueira)
● Dor ou perda de sensibilidade nas mãos e pés
● Amputação de dedos ou outras partes dos pés
● Doença cardíaca e acidente vascular cerebral
A baixa do açúcar no sangue (hipoglicemia) pode causar problemas também. Pode fazer seu coração bater mais rápido, e causar tremores e sudorese. Se o açúcar no sangue fica muito baixo, pode causar problemas ainda mais sérios como dores de cabeça, sonolência, desmaios, ou até mesmo convulsões.
Por que é importante manter minha pressão arterial e colesterol baixo? – As pessoas com diabetes têm um risco muito maior de doenças cardíacas e derrames do que as pessoas que não têm diabetes. Manter a pressão arterial e colesterol baixo pode ajudar a reduzir esses riscos.
Se seu médico prescrever medicamentos para a pressão arterial ou colesterol, não se esqueça de tomá-los. Estudos mostram que estes medicamentos podem prevenir ataques cardíacos, derrames e até mesmo a morte.
E se eu quiser engravidar? – Muitas mulheres com diabetes tipo 1 têm gravidezes saudáveis. Se você quer ter um bebê, certifique-se de controlar o açúcar no sangue muito bem antes e durante a gravidez. Isto irá proteger você e seu bebê de problemas.