Diabetes tipo 2 pode ser prevenido? – Sim! Estudos mostram que a pessoa que está em risco pode prevenir o diabetes tipo 2 por:
● Perder peso (se está com sobrepeso)
● Ser ativo
● Melhorar a maneira como se alimenta
● Tomar certos medicamentos (mais frequentemente um chamado metformina)
Há alguma evidência de que parar de fumar também reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas os cientistas precisam fazer mais estudos para ter certeza. Mesmo assim, há uma abundância de boas razões para parar. Parar de fumar reduz o risco de acidente vascular cerebral, doença cardíaca, e um monte de outros problemas.
O que aumenta o risco de diabetes tipo 2? – Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de diabetes, incluindo:
● Estar com sobrepeso ou obesidade, especialmente se você tiver um aumento de gordura abdominal(em oposição a gordura nos quadris, coxas e bumbum)
● Não fazer atividade física suficiente
● Fumar
● Ter uma história familiar de diabetes
● Ter diabetes durante a gravidez, chamado “diabetes gestacional”
Além disso, os povos asiáticos, latinos e negros são mais propensos a ter diabetes do que as pessoas brancas.
Existem exames que podem detectar as pessoas que estão em risco? – Sim. Há três testes diferentes que podem ajudar os médicos a dizer se uma pessoa pode desenvolver diabetes tipo 2. Todos os três testes servem para medir a glicose no sangue.
Muitas vezes, as pessoas que fazem o teste estão acima do peso ou têm outro fator de risco para o diabetes. Exemplos de fatores de risco incluem ter um histórico de diabetes durante a gravidez ou história familiar.
Se um exame de sangue mostra que o açúcar no sangue de uma pessoa é maior do que o normal, mas não alto o suficiente para ser chamado de diabetes, os médicos chamam de “pré-diabetes.” As pessoas com pré-diabetes estão em alto risco de desenvolver diabetes.
● Teste de glicemia de jejum – Este teste mede o açúcar no sangue quando você fez a ultima refeição (exceto água) há 8 horas. As pessoas com pré-diabetes têm uma glicemia de jejum entre 100 e 125mg/dl .
● Teste de tolerância à glicose – Para este teste você não come ou bebe nada durante 8 a 12 horas. Mas então, como parte do teste, toma uma bebida açucarada. Duas horas mais tarde, uma amostra de sangue vai avaliar o nível de glicose no sangue. As pessoas com pré-diabetes têm resultados de tolerância à glucose entre 140 e 199mg/dl.
● Teste de hemoglobina A1c (também chamado de HbA1C ou A1C) – Para este teste não importa se você comeu de antemão. É um exame de sangue que mostra seu nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. As pessoas com pré-diabetes têm níveis de A1C entre 5,7 e 6,4.
O que devo fazer se eu tiver pré-diabetes? – Se você tem pré-diabetes, fazer mudanças de estilo de vida reduzem a chance de desenvolver diabetes futuramente. Aqui está o que você deve fazer:
● Perder peso – Perder 5 a 10 por cento do seu peso corporal pode reduzir muito o risco. Se você pesa 90 quilos, significa que você deve perder de 4,5 a 9,0 quilos.
● Coma direito – Escolha uma dieta rica em frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, mas pobre em carnes, doces e cereais refinados. Fique longe de bebidas doces, como refrigerantes e sucos.
● Seja ativo durante 30 minutos por dia – Você não tem que ir ao ginásio ou “se matar” para obter um benefício. Andar a pé, jardinagem e dança são atividades que podem ajudar.
● Parar de fumar – Se você fuma, pergunte ao seu médico como parar de fumar. As pessoas são muito mais propensas a ter sucesso se elas têm ajuda e tratamento para ajudá-las a parar.
Tome seus medicamentos – Se seu médico prescreveu qualquer medicamento, use-os todos os dias, como indicado. Isso vale para medicamentos para prevenir a diabetes, e para aqueles para reduzir a pressão arterial ou colesterol. As pessoas com pré-diabetes têm um risco maior do que a média de ataques cardíacos, derrames e outros problemas.