O que é retinopatia diabética? – A retinopatia diabética é um problema ocular que pode levar à perda de visão e até mesmo cegueira. Ela afeta pessoas com diabetes. É mais comum em pessoas que não controlam os níveis de açúcar no sangue.
Quais são os sintomas da retinopatia diabética? – A maioria das pessoas com retinopatia diabética não têm sintomas até que a doença esteja muito avançada. Por isso é importante fazer avaliações com oftalmologista desde o diagnostico de diabetes. Dessa forma, os médicos podem tomar medidas para proteger seus olhos antes que sua visão se danifique.
Quando os sintomas começam, eles podem incluir:
● Visão embaçada
● Pontos escuros ou flutuantes
● Dificuldade em ver as coisas que estão no centro do seu foco ao ler ou dirigir
Existe um exame para diagnosticar a retinopatia diabética? – Sim. Para verificar se há retinopatia diabética, o médico pode fazer uma de duas provas principais:
● Exame de fundo de olho – Durante este exame, o oftalmologista pinga o colírio para fazer sua pupila se dilatar. (As gotas tornam mais fácil para o médico ver as diferentes partes do interior do olho). Após as gotas fazerem efeito , o médico olha para a parte de trás do olho, chamada retina. Essa é a parte do olho que é danificada pela retinopatia diabética.
● Imagem Digital da retina – Para este exame, um técnico tira fotos do olho com uma câmera especial. Em seguida, ele envia as imagens para um oftalmologista, que verifica a existência de doença.
Se o exame de fundo de olho ou de imagem digital da retina mostra um problema, o oftalmologista pode sugerir outros exames, também.
Pessoas com diabetes devem ter seus olhos verificados todos os anos se têm retinopatia, ou a cada dois anos se não houver nenhum sinal de retinopatia. Idealmente, o check-up deve incluir um exame de fundo de olho feito por um oftalmologista.
● Para as pessoas com diabetes tipo 1, exames oftalmológicos anuais deve começar 3 a 5 anos após o diagnóstico.
● Para as pessoas com diabetes tipo 2, exames oftalmológicos anuais deve começar logo após o diagnóstico.
Devo consultar um médico? – Se você notar qualquer perda de visão (ou manchas escuras em sua visão), consulte um oftalmologista o mais rápido possível.
Como é tratada a retinopatia diabética? – Quando leve, a retinopatia diabética nem sempre é tratada. Mas as pessoas com essa condição precisam manter o açúcar no sangue e níveis de pressão arterial o mais próximo possível do normal. Isso ajuda a evitar que a condição se agrave.
O tratamento para a retinopatia diabética pode incluir:
● Fotocoagulação – Esta é a cirurgia a laser para selar ou destruir vazamento ou crescimento dos vasos sanguíneos na retina.
● Vitrectomia – Esta é a cirurgia para remover o sangue a partir da parte do olho chamada “humor vítreo”. Os médicos fazem esta cirurgia se os vasos sanguíneos na retina vazam para o humor vítreo.
● Medicamentos – Os medicamentos que são injetados no humor vítreo às vezes são usados juntamente com fotocoagulação ou vitrectomia.
Retinopatia diabética pode ser evitada? – Sim. Se você tem diabetes, você pode reduzir suas chances de adquirir a retinopatia diabética mantendo o açúcar no sangue e níveis de pressão arterial o mais próximo possível do normal. Também pode ser importante manter os níveis de colesterol no intervalo normal.