Endoclinic

Câncer de tireóide 

logodivisoria2O que é câncer de tireóide? – O câncer de tireóide ocorre quando as células normais da tireóide se transformam em células anormais e crescem fora de controle. A tireóide é uma glândula que fica localizada no pescoço, logo abaixo do pomo de adão. Ela produz os hormônios T3 e T4, que são importantes no controle do metabolismo corporal.

Existem diferentes tipos de câncer de tireóide. Alguns tipos são mais graves do que outros.

Quais são os sintomas de câncer de tireóide? – No início, as pessoas podem não notar quaisquer sintomas. Geralmente, descobrem que têm câncer de tireóide após seu médico solicitar um exame de imagem do pescoço por outra razão.

Quando o câncer de tireóide provoca sintomas, o sintoma mais comum é um crescimento (chamado de “nódulos”) na glândula. Esse crescimento geralmente se torna maior em um curto espaço de tempo. Em alguns casos, as pessoas percebem o crescimento e em outros casos, o médico sente o crescimento durante um exame de rotina.

Outros sintomas de câncer de tireóide podem incluir:

● Rouquidão ou ser incapaz de falar

● Dificuldade em respirar

● Problemas de deglutição

● Tosse ou tosse com sangue

Todos estes sintomas também podem ser causados por outras condições. Mas se você tem esses sintomas, informe seu médico.

Existe um teste para câncer de tireóide? – Sim. Se você tem um crescimento em sua glândula tireóide, o médico irá fazer testes para ver se o crescimento é câncer ou não. (Muitos tumores na glândula tireóide não são câncer). Esses testes podem incluir:

● Exames de imagem – O exame de imagem na maioria das vezes é feito com ultra-som, que usa ondas sonoras para criar imagens da tireóide.

● Exames de sangue

● Aspiração com agulha fina – Para este teste, o médico utiliza uma agulha fina para remover uma pequena amostra de tecido do nódulo. Em seguida, outro médico examina o tecido sob um microscópio.

O que é o estadiamento do câncer? – Estadiamento do câncer é uma forma em que os médicos descobrem se o câncer se espalhou além da camada de tecido onde começou, e, em caso afirmativo, em que medida.

O tratamento certo para você vai depender muito do tipo de câncer de tireóide que você tem, seu estágio, e seus outros problemas médicos.

Como é o tratado câncer de tireóide? – O câncer de tireóide geralmente é tratado com um ou mais dos seguintes procedimentos:

● Cirurgia – Na maioria dos casos, o cancer da tireóide é tratado com cirurgia. Seu médico irá remover a totalidade de sua glândula tiróide. Ele também pode remover os nódulos linfáticos próximos, que são órgãos em forma de feijão que fazem parte do sistema de combate a infecção do organismo.

● Iodo radioativo – O iodo radioativo (também chamado de “radioiodoterapia”) vem em um comprimido ou líquido que você engole. Tem uma pequena quantidade de radiação e pode destruir a maior parte da glândula tireóide.

● Hormônio da tireóide – Seu médico irá prescrever medicamentos de hormônio da tireóide após a cirurgia ou tratamento com iodo radioativo. Dessa forma, seu corpo terá a quantidade correta de hormônios.

● Radioterapia de feixe externo – Este tratamento utiliza altas doses de raios-X, chamada de radiação, para matar as células cancerosas.

● Quimioterapia – Quimioterapia é um termo médico usado para descrever um grupo de medicamentos que matam as células cancerosas. Muito raramente é necessário.

O que acontece depois do tratamento? – Após o tratamento, seu médico irá avaliá-lo de vez em quando para ver se o câncer volta. Avaliações regulares de seguimento incluem  exames de sangue e exames de imagem. Seu médico também vai fazer exames de sangue regulares de acompanhamento para verificar os níveis de hormônio da tireóide.

O que acontece se o meu câncer de tireóide volta ou se espalha? – Você poderá ter que se submeter novamente a cirurgia, tratamento com iodo radioativo, radiação de feixe externo ou quimioterapia.

O que mais devo fazer? – É importante seguir todas as instruções do seu médico sobre consultas e exames. Também é importante conversar com ele sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que você tem durante o tratamento.

 Sempre deixe seus médicos saberem como você se sente sobre o tratamento. Toda vez que for oferecido um tratamento, pergunte:

● Quais são os benefícios deste tratamento? É provável que me ajude a viver mais tempo? Será que vai reduzir ou prevenir os sintomas?

● Quais são as desvantagens deste tratamento?

● Há outras opções além deste tratamento?

● O que acontece se eu não me submeter a este tratamento?

 

× Agende sua consulta