Endoclinic

Síndrome de Cushing

logodivisoria2O que é a síndrome de Cushing? – Síndrome de Cushing é uma condição que pode causar uma série de diferentes problemas médicos, incluindo ganho de peso,  fraqueza nos ossos  e muscular, e pressão arterial elevada.

A síndrome de Cushing ocorre quando uma pessoa tem muito “cortisol” em seu corpo. O cortisol é um hormônio que ajuda o corpo a funcionar normalmente. Mas quando as pessoas têm cortisol em excesso, podem ter sintomas.

O cortisol é produzido nas glândulas supra-renais, pequenos órgãos que estão localizados na parte superior de cada rim. Normalmente, as glândulas supra-renais produzem o cortisol depois de receber sinais a partir da glândula hipófise. A glândula hipófise é um pequeno órgão que está localizado logo abaixo do cérebro.

Quais são as causas da síndrome de Cushing? – Síndrome de Cushing podem ser causada por:

● Medicamentos que agem como cortisol, também chamado de esteróides – As pessoas podem tomar altas doses desses medicamentos para a asma ou alguns tipos de artrite. Estes medicamentos são diferentes dos esteroides que  atletas usam para construir músculos.

● Crescimentos anormais na glândula hipófise ou outras partes do corpo – Estes podem sinalizar as glândulas supra-renais para fazer cortisol em excesso.

● Problemas nas próprias glândulas supra-renais que as fazem cortisol em excesso.

Quais são os sintomas da síndrome de Cushing? – As pessoas com doença de Cushing podem ter um ou mais dos seguintes sintomas:

● O ganho de peso na face, pescoço, costas, ou de barriga.

● A pele fina que machuca com facilidade. As pessoas também podem ter estrias avermelhadas-roxo.

● Períodos menstruais ausentes ou irregulares (em mulheres)

● Aumento do crescimento de pêlos , pele oleosa ou acne.

● Músculos fracos na parte superior dos braços ou pernas. Por exemplo, as pessoas podem ter dificuldade para sair de uma cadeira.

● Os ossos que podem quebrar mais facilmente do que o normal.

● Diabetes (níveis elevados de açúcar no sangue).

● problemas de pressão arterial elevada e coração.

● Alterações de humor, tais como sentir-se deprimido, preocupado ou com raiva.

● Contrair infecções mais facilmente.

● Coágulos de sangue nas veias das pernas.

Diferentes pessoas podem ter sintomas diferentes. Se os sintomas não são tratados, eles podem piorar ao longo do tempo e tornar-se fatal.

Existe um exame para a síndrome de Cushing? – Sim. O seu médico vai falar com você e fazer um exame. Ele também irá fazer os testes de laboratório para medir os níveis de cortisol em sua urina, sangue ou saliva. Se os seus níveis de cortisol são elevados, será necessário mais testes para descobrir qual o tratamento certo para você. Estes testes podem incluir:

● Exames de sangue

● Tomografia computadorizda ou ressonância magnética de sua glândula hipófise ou glândulas supra-renais, ou outros exames de imagem

Como a síndrome de Cushing é tratada? – Tratamento de síndrome de Cushing depende da causa. Se você tiver sintomas porque você toma altas doses de esteróides, seu médico irá reduzir lentamente sua dose.

Se você não toma esteróides, o tratamento pode incluir:

● Cirurgia – Os médicos podem fazer diferentes tipos de cirurgia para remover:

Crescimentos anormais na glândula pituitária ou outras partes do corpo

Um ou ambas glândulas supra-renais

● Terapia de radiação – radiação pode matar células de crescimento anormal.

● Medicamentos – Diferentes medicamentos pode parar as glândulas supra-renais de produzir cortisol em excesso.

O que acontece depois do tratamento? – Muitas pessoas com síndrome de Cushing podem ser curadas com o tratamento. Mas algumas pessoas terão de tomar remédio todos os dias para o resto de suas vidas para permanecerem saudáveis.

E se eu estiver grávida e tiver sintomas da síndrome de Cushing? – Se você está grávida e tem sintomas da síndrome de Cushing, fale com o seu médico. As mulheres grávidas com síndrome de Cushing precisam de tratamento. A doença pode levar a problemas durante a gravidez.

× Agende sua consulta