O que é bócio multinodular? – Bócio multinodular é um aumento na região anterior do pescoço causado por um crescimento anormal da glândula tireóide devido a presença de”nódulos”. Nódulos de tireóide são crescimentos redondos ou ovais na glândula.
Nódulos da tireóide são comuns e geralmente não prejudiciais à saúde. Mas, por vezes, nódulos de tireóide são causados por uma doença grave, como o câncer.
A maioria dos nódulos da tireóide não altera a quantidade de hormônio tireoidiano no organismo. Mas alguns nódulos produzem excesso de hormônio. Se um bócio multinodular tem este tipo de nódulos ele pode causar sintomas.
Quais são os sintomas de bócio multinodular? – A maioria das pessoas com bócio multinodular não têm sintomas. O aumento pode ser encontrado durante um exame de imagem, como ultra-som, que é feito por outra razão. Ou um exame de sangue para verificar os níveis de hormônio da tireóide pode mostrar que a pessoa tem excesso de hormônio tireoidiano. Ter excesso de hormônio tireoidiano pode ser um sinal de bócio multinodular.
Algumas pessoas com bócio multinodular sentem o nódulo no pescoço. Ou eles têm sintomas de excesso de hormônio tireoidiano, tais como:
● Sentir-se preocupado ou chateado, ou tendo problemas para dormir
● Sensação de fraqueza ou cansaço
● Perder peso sem esforço
● Ter batimento cardíaco rápido
● Ter evacuações freqüentes
Se o bócio multinodular pressiona a garganta ou vias aéreas, pode causar:
● Dificuldade em respirar – Especialmente durante a atividade física, à noite, ao deitar.
● Sibilos (piado) ao respirar
● Tosse
● Sensação de asfixia
● Problemas de deglutição
Vou precisar de exames? – Sim. Seu médico vai querer se certificar de que o bócio multinodular não vai prejudicar o seu corpo. Ele irá solicitar a dosagem dos hormônios da tireoide. E irá verificar os nódulos para ver se são grandes e se precisam ser retirados.
Geralmente inclui um exame de imagem da tireóide chamado um ultra-som.
Às vezes, as pessoas precisam de mais exames. Esses incluem:
● Aspiração com agulha fina – Para este teste, o médico utiliza uma agulha fina para remover uma pequena amostra de tecido a partir de um nódulo no bócio, normalmente o maior. Ele pode retirar tecido de mais de um nódulo. Em seguida, outro médico analisa o tecido no microscópio.
● Cintilografia de tireóide – Este exame é realizado apenas nas pessoas que tiverem excesso de hormônio tireoidiano no organismo. Para este teste, a pessoa ingere uma pílula ou líquido com uma pequena quantidade de substância radioativa. Em seguida, uma câmera especial tira uma foto da glândula tireóide. Este teste não é seguro para as mulheres que estão grávidas ou a amamentando.
Como é tratado o bócio multinodular? – Muitos casos de bócio multinodular não precisam de tratamento. Se os nódulos são pequenos e não prejudiciais, seu médico pode observar e esperar para ver se o volume da glândula se torna maior e precisa ser tratado.
O bócio multinodular precisa de tratamento se:
● Faz com que a glândula produza muito hormônio
● Provoca problemas com a respiração, deglutição ou outras funções do corpo – ou é muito grande
● Contém cancer
Tratamentos para bócio multinodular incluem:
● Medicamentos antitiróide – Se os exames de sangue mostram que a glândula está produzindo excesso de hormônio, os médicos podem usar medicamentos como o metimazol (MMI) (marca: Tapazol) e propiltiouracil (também chamado PTU) para reduzir a quantidade de hormônios. Estes medicamentos controlam os níveis do hormônio até que outros tratamentos possam ser realizados.
● Medicamentos para ajudar com os sintomas causados pelo excesso de hormônio tireoidiano, tais como atenolol, propranolol.
● Cirurgia para remover o bócio multinodular
● Iodo radioativo – Vem em um comprimido ou líquido para você engolir. Tem uma pequena quantidade de radiação nele. Ela trata o problema, destruindo grande parte da glândula tireóide, por isso reduz a produção hormonal. O iodo radioativo é usado apenas para tratar nódulos que produzem excesso de hormônio tireoidiano. Não é seguro para as mulheres que estão grávidas ou amamentando.
● Injeções de álcool para reduzir nódulos, ou tratamento a laser para destruí-los. O álcool utilizado neste tratamento não é o tipo que as pessoas bebem.
E se eu quiser engravidar? – Se você quiser engravidar, fale com o seu médico. Ele deve ter certeza que o bócio multinodular não está produzindo excesso de hormônio tireoidiano antes de você engravidar.
As mulheres grávidas não devem ser tratadas com iodo radioativo. Isso ocorre porque ele pode causar sérios danos ao bebê.