O que é crise adrenal? – Crise adrenal é um problema médico sério que pode até mesmo levar à morte. Isso acontece quando as glândulas supra-renais não estão funcionando direito. As glândulas supra-renais são um par de órgãos que estão localizados acima dos rins . Estas glândulas produzem diferentes hormônios, incluindo dois que são muito importantes para a função normal do corpo:
● Aldosterona – Este hormônio ajuda a controlar a quantidade de sal e de fluidos no corpo.
● Cortisol – Este hormônio ajuda a controlar a forma como o corpo usa o açúcar e como ele responde ao estresse.
Crise adrenal ocorre quando as glândulas supra-renais não liberam o suficiente de um ou de ambos. Se você não tem o suficiente desses hormônios, seu corpo pode entrar em choque. Ou seja, sua pressão arterial cai para um nível perigosamente baixo e você pode desmaiar. Crise adrenal é uma emergência médica.
Quais são os sintomas de crise adrenal? – Crise Adrenal geralmente vem de repente. Os sintomas podem incluir:
● Vômitos
● Dor na barriga
● Fraqueza
● Febre
● Confusão
● Desmaios
O que causa a crise adrenal? – Crise Adrenal geralmente acontece em pessoas que já têm uma condição médica que afeta as glândulas supra-renais. Por exemplo, isso pode acontecer em pessoas que têm doença de Addison (também chamado de “insuficiência adrenal”) ou hiperplasia adrenal congênita.
As pessoas que têm esses problemas renais devem tomar hormônios para substituir os hormônios que não possuem. Mas se eles ficam doentes, sofrem um acidente, ou são submetidos a uma cirurgia, os hormônios que normalmente usam nem sempre são suficientes. É por isso que as pessoas com problemas nas adrenais, por vezes, tem que tomar medicamento extra quando estão doentes ou quando eles sabem que estão indo para cirurgia.
Crise adrenal também pode acontecer em pessoas que tomam medicamentos esteróides em doses elevadas por um longo tempo e, de repente param de tomá-los. Além disso, pode acontecer em pessoas que têm sangramento em suas glândulas supra-renais por causa de infecção ou lesão grave, ou porque estavam tomando anticoagulantes.
Devo consultar um médico? – Sim, se você tiver sintomas de crise adrenal, chamar uma ambulância. Isto é especialmente importante se você já sabe que você tem uma condição médica que afeta as glândulas supra-renais (como a doença de Addison).
Vou precisar de exames? – Sim. Se o seu médico suspeita que você está apresentando uma crise adrenal, ele irá solicitar exames de sangue para verificar os níveis de açúcar no sangue e hormonais.
Como é crise adrenal é tratada? – O tratamento é feito no hospital e envolve a aplicação de medicação dentro da veia (chamado de IV):
● Fluidos com sal e açúcar para substituir o que foi perdido.
● Medicamentos hormonais para substituir os hormônios que estão em falta.
Uma vez que os médicos têm tratado a crise, eles vão tentar descobrir o que causou a crise em primeiro lugar. Por exemplo, eles vão verificar se há infecção ou por sinais de problemas nas glândulas supra-renais.
A crise adrenal pode ser evitada? – Sim. Se você tiver uma condição médica que mantém as suas glândulas supra-renais incapazes de produzir hormônios suficientes, o seu médico vai lhe dar medicamentos hormonais para substituir o que está faltando. Estes medicamentos podem reduzir as chances você terá de crise adrenal novamente.
As pessoas geralmente precisam tomar esses medicamentos todos os dias para o resto de sua vida.
É importante deixar o seu médico informado se você tem quaisquer efeitos secundários dos medicamentos ou desenvolver quaisquer sintomas novos.