O que é um feocromocitoma? – O feocromocitoma é um tipo raro de tumor. Isso geralmente acontece dentro ou perto das glândulas supra-renais. Que são pequenos órgãos que ficam em cima de cada rim.
A feocromocitoma produz muito de um hormônio chamado “adrenalina”. Este é o hormônio da “luta ou fuga”. Tendo muito desse hormônio circulando no sangue ele pode causar ataques de pressão muito alta, ritmo cardíaco acelerado, sudorese e dor de cabeça.
Normalmente, feocromocitomas acontecem em adultos. Mas às vezes acontecem em crianças e podem acontecer com mais frequência em determinadas famílias. As pessoas com doenças raras, tais como neoplasia endócrina múltipla (também chamada de “NEM”) e doença de von Hippel-Lindau são mais propensos a ter feocromocitomas.
Eles são mais susceptíveis de ser cancerosos em crianças do que em adultos. Mas um feocromocitoma pode ser grave, mesmo não sendo cancerigeno. O excesso de hormônio pode danificar o coração e até mesmo causar a morte.
Quais são os sintomas de um feocromocitoma? – Os sintomas são diferentes para cada pessoa.
Os sintomas mais comuns incluem:
● Dores de cabeça – Que podem ser leves ou graves, e durar um tempo longo ou curto.
● Sudorese
● Batimento cardíaco rápido, ou palpitações.
● Pressão arterial elevada
● pálidez
● Sentimento de respiração curta, fraca, ou ambos.
● Sensação de medo ou ansiedade
● Dor na barriga ou inchaço – Isso é mais provável em crianças.
Algumas pessoas com feocromocitomas não têm quaisquer sintomas.
Muitas pessoas com feocromocitomas tem pressão arterial muito alta, o que pode ser perigoso. A pressão arterial pode subir e descer se uma pessoa muda de posição (em pé ou deitada) ou por outras razões.
Vou precisar de exames? – Sim. O seu médico vai falar com você e fazer um exame. Ele também irá fazer os testes de laboratório para medir os níveis de hormônio em seu corpo. Esses incluem:
● Exames de sangue
● Testes de urina
Antes dos exames, informe o médico sobre quaisquer medicamentos que toma. Isso inclui os prescritos e aqueles tomados por conta própria. Você pode precisar parar de tomá-los antes dos exames. Alguns medicamentos alteram os níveis hormonais, e isso poderia tornar os resultados falhos.
Se os testes de sangue ou urina mostram que alguém tem um feocromocitoma, os médicos fazem testes para encontrá-lo no corpo. Esses incluem:
● Tomografia computadorizada ou ressonância magnética das glândulas supra-renais
● Outros exames de imagem, se o TC ou RM não mostram um tumor nas glândulas supra-renais.
Como é um feocromocitoma tratado? – Um feocromocitoma é tratado com cirurgia para removê-lo.
Antes da cirurgia, os médicos prescrevem remédios para obtero controle da pressão arterial e freqüência cardíaca. Isso ajuda a evitar problemas graves durante a cirurgia. O medicamento é administrado durante cerca de 2 semanas antes da cirurgia.
Feocromocitomas geralmente não são cancerosos. Mas se um feocromocitoma é canceroso, os médicos tiram tanto dele quanto possível. Eles também podem tratar o cancer por radiação, quimioterapia, ou outros tratamentos.
A maioria das pessoas são curadas com cirurgia. Mas um feocromocitoma também pode voltar, mesmo após a cirurgia. Por isso, após o tratamento inicial, deve-se manter o acompanhamento medico regularmente.