As pessoas com diabetes têm uma maior chance de contrair infecções? – Sim. Pessoas com diabetes têm uma chance maior de conseguir certas infecções. Os médicos pensam que isto ocorre provavelmente devido a:
● Açúcar elevado no sangue – níveis de açúcar no sangue elevados podem manter o sistema de combate a infecção de uma pessoa (o chamado “sistema imunológico”) menos ativo.
● Danos nos nervos – Ao longo do tempo, o diabetes pode causar danos nos nervos. Isto pode conduzir a problemas, como tornar as pessoas incapazes de sentir dor nos pés. Assim, se uma pessoa recebe um corte no pé ou pisa em um prego ou outro objeto pontiagudo que perfura a pele, e não sente pode se formar uma ferida. Se ela não for tratada imediatamente, pode se infeccionar.
● Problemas nos vasos sanguíneos – Ao longo do tempo, a diabetes pode danificar os vasos sanguíneos. Em seguida, o sangue pode não fluir bem para ajudar a curar uma infecção.
É importante que as pessoas com diabetes consultem o médico imediatamente se pensam ter uma infecção. Isso porque os diabéticos com infecção são mais propensos a apresentar uma doença grave chamada “cetoacidose diabética.”
Que tipos de infecções as pessoas com diabetes comumente apresentam? –
● Infecções de pele
● Infecções fúngicas Vaginais (em mulheres)
● Infecções na bexiga ou rins
● Infecções nos pés
● Infecções pulmonares
● Infecções após a cirurgia, em torno do corte da cirurgia
Quando devo consultar meu médico? – Certos sintomas pode significar que você tem uma infecção. Consulte seu médico se você tem diabetes e apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:
● Febre, dores, ou calafrios
● Náuseas, vômitos ou diarréia
● Erupções de pele
● Vermelhidão, inchaço, calor ou dor em torno de um corte, ou drenagem de pus
● Necessidade de urinar muito; ter dor ao urinar; ou ter urina turva ou com mau cheiro
● coceira vaginal
● Tosse com expectoração amarelada
● Manchas brancas na boca ou na língua
Existe algo que eu possa fazer para ajudar a prevenir infecções? – Sim. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é manter o seu nível de açúcar no sangue sob controle. Controlar o açúcar no sangue pode ajudar a reduzir danos nos nervos e vasos sanguíneos a partir do diabetes.
Outra coisa importante que você pode fazer é cuidar bem de seus pés. Isso pode ajudar a prevenir infecções. Para proteger e cuidar de seus pés, você pode:
● Usar sapatos ou chinelos o tempo todo.
● Cortar as unhas do dedo do pé com cuidado. Cortar em linha reta Não retire as cutículas.
● Lavar os pés com água morna e sabão todos os dias e secar. Coloque um creme hidratante ou loção no pé.
● Verificar os pés todos os dias. Procure por cortes, bolhas, inchaço ou vermelhidão. Certifique-se de verificar todo pé, incluindo a sola e entre os dedos. Se você não pode ver bem ou se você tiver dificuldade em ver a sola do pé, peça a um membro da família ou amigo para te ajudar.
● Usar meias não muito apertadas, e troque-as todos os dias.
● Usar sapatos que se encaixam bem, mas não muito apertados.
● Verificar dentro dos seus sapatos antes de colocá-los. Certifique-se de que não há nada afiado dentro.
Para ajudar a evitar infecções em outras partes do seu corpo, você pode:
● Cuidar de sua pele, mantendo-a limpa e seca. Usar luvas quando você usar produtos químicos de limpeza abrasivos ou outros produtos que possam prejudicar a pele. Se você se cortar , lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Se ele não curar ou piorar, consulte o médico.
● Cuidar de seus dentes e gengivas. Escovar os dentes três vezes por dia, usar fio dental todos os dias, e ver seu dentista para check-ups regulares.
● Comer uma dieta saudável, que inclua proteínas, legumes e frutas. Beber muitos líquidos.
● Tomar vacina contra pneumonia, a vacina contra a gripe (a cada ano), e quaisquer outras vacinas que seu médico recomende.
● Lavar as mãos frequentemente, especialmente se você está em torno de pessoas que estão doentes.
● Evitar segurar a urina por longos períodos de tempo.
● Parar de fumar. Fumar piora os problemas dos vasos sanguíneos.
Se você tiver uma infecção e seu médico receitar medicamentos antibióticos, certifique-se de tomá-los exatamente como prescrito. Se você não tomar todos os antibióticos, a infecção pode voltar.