Diabetes pode causar danos nos nervos? – Sim. Pessoas com diabetes (às vezes chamado “diabetes mellitus”) podem sofrer danos nos nervos, se eles têm níveis elevados de açúcar no sangue por um longo tempo. Outra palavra para lesão do nervo é “neuropatia”.
Pessoas com diabetes podem obter diferentes tipos de danos nos nervos. Este artigo cobre o tipo mais comum de danos nos nervos causados pelo diabetes.
Quais são os sintomas de danos nos nervos causados pelo diabetes? – A lesão do nervo geralmente afeta os dedos e os pés em primeiro lugar. Algumas pessoas não sentem quaisquer sintomas, mas outras pessoas podem ter sintomas que incluem:
● Dormência ou perda de sensibilidade
● Queimação ou dor, o que é muitas vezes pior em repouso ou durante a noite
● Formigamento
● Leves toques sentidos como incômodo ou dor
Com o dano do nervo evoluindo, os sintomas podem passar dos pés para cima nas pernas. Algumas pessoas também podem começar a sentir os sintomas nas mãos.
Existe um exame para avaliar danos nos nervos causados pelo diabetes? – Sim. Seu médico normalmente pode dizer se você tem dano do nervo, conversando com você e realizando um exame clínico. Às vezes, o médico irá fazer um exame para verificar o quão bem os nervos de uma pessoa estão trabalhando. Este exame é chamado de “eletroneuromiografia.”
Como o dano no nervo pode causar problemas? – A lesão do nervo pode causar problemas, porque ele pode fazer as pessoas incapazes de sentir dor nos pés.
Normalmente, as pessoas sentem dor quando sofrem um corte no pé. A dor diz a eles que precisam tratar o ferimento para que possam se curar. Mas as pessoas com danos nos nervos podem não sentir qualquer dor quando seus pés se machucam. Eles podem nem sequer saber que têm um corte, então eles podem não tratá-lo. Problemas que não são tratados imediatamente podem ficar muito piores. Por exemplo, um corte não tratado pode se infectar e se transformar em uma ferida aberta.
A lesão do nervo também pode levar a problemas com os ossos, músculos e articulações dos pés. Com o tempo, isso pode fazer com que o pé fique com uma forma anormal.
O que posso fazer para proteger meus pés? – Você pode:
● Controle os seus níveis de açúcar no sangue – Os sintomas de dor e queimação, por vezes, melhoram quando os níveis de açúcar no sangue estão sob controle. Para melhorar o controle, seu médico pode prescrever um outro medicamento para a diabetes ou recomendar que você tome o medicamento mais frequentemente.
● Tome especial cuidado com os pés – Cuidar de seus pés pode evitar problemas futuros. Pode evitar que um problema leve se transforme em um grave. Para proteger e cuidar de seus pés, você pode:
• Usar sapatos ou chinelos o tempo todo. Nunca ande descalço.
• Cortar as unhas dos pés com cuidado. Cortar em linha reta. Não tire as cutículas. Pergunte ao médico antes de fazer quaisquer procedimentos que possam envolver o corte da pele, como a remoção de uma unha encravada.
• Lave os pés com água morna e sabão todos os dias e seque-os. Passe creme hidratante ou loção (exceto entre os dedos).
• Verificar os pés todos os dias. Procure por cortes, bolhas, inchaço ou vermelhidão. Certifique-se de verificar todo pé, incluindo entre os dedos. Se você não pode ver a planta do pé, use um espelho ou peça a outra pessoa para verificar.
• Use meias não muito apertadas, e troque-as todos os dias. Use sapatos que se encaixam bem, mas não muito apertados.
• Verificar dentro dos seus sapatos antes de colocá-los. Certifique-se de que não há nada afiado dentro.
Que outro tratamento eu poderia ter? – Algumas pessoas podem ter outro tratamento para sintomas ou problemas causados por danos nos nervos. Eles podem necessitar de tratamento para:
● Dor – Os médicos podem prescrever medicamentos diferentes para tratar a dor que é causada por danos nos nervos.
● Os problemas do pé – Pode ser necessário tratamentos específicos para cuidar de uma ferida aberta:
• Limpar a ferida e remover qualquer pele morta em torno dela.
• Prescrever medicamentos antibióticos.
• Fazer cirurgia para remover um dedo do pé ou parte do pé.
Quantas vezes devo dizer a meu médico para verificar meus pés? – Seu médico deve fazer uma verificação completa de seus pés uma vez por ano. Ele também deve fazer uma verificação rápida de seus pés a cada visita.
O dano no nervo pode ser evitado? – Talvez, mas os médicos não sabem ao certo. Se você tem diabetes, alguns estudos sugerem que você pode reduzir o risco de contrair lesão no nervo por:
● Manter os seus níveis de açúcar no sangue o mais próximo possível do normal.
● Não fumar.
● Perder peso, se você estiver com sobrepeso.
● Certificar-se de que a sua pressão arterial alta e doenças cardíacas estão tratadas.