Endoclinic

Adenoma de Hipófise

logodivisoria2O que é um adenoma de hipófise? – Um adenoma de hipófise é um crescimento anormal na glândula hipófise. A glândula hipófise está localizada na base do cérebro. Ela tem células  diferentes que produzem diferentes tipos de hormonios. Existem diferentes tipos de adenomas hipofisários, dependendo de quais células estão envolvidas.

Adenomas hipofisários podem causar problemas de maneiras diferentes:

● Eles podem produzir excesso de determinado hormônio.

● Eles podem pressionar tecidos próximos na cabeça, como os nervos que vão do olho ao cérebro, o que pode causar problemas de visão.

● Eles podem pressionar outras células na glândula hipófise e fazer com que elas  produzam quantidade  de hormônio insuficiente.

Quais são os sintomas de um adenoma de hipófise? – Os sintomas dependem do tipo de adenoma hipofisario e de quão grande ele é.

Alguns adenomas hipofisários, especialmente os pequenos, não causam sintomas. As pessoas descobrem que tem em exame de imagem do seu cérebro realizado por outra razão.

Quando os adenomas hipofisários causam sintomas, eles podem ocorer devido a níveis anormalmente elevados de hormonios no corpo. Dependendo da hormônio  envolvido, pode ocorrer:

● Ciclos menstruais  ausentes ou irregulares

● Diminuição do desejo sexual ou problemas de ereção

● Uma condição chamada “acromegalia” – Isto é, quando algumas partes do corpo (especialmente nas mãos, pés e mandíbula) crescem mais do que o normal. Isso geralmente acontece durante um longo tempo.

● Uma condição chamada “Síndrome de Cushing” – Esta condição pode causar problemas médicos, como ganho de peso, pressão arterial elevada, ossos frágeis, e músculos fracos.

● Uma condição chamada “hipertireoidismo” – que pode fazer as pessoas sentirem insônia, nervosismo, ou cansaço.

● Uma condição chamada de “gigantismo” (em crianças) – Esta condição faz com que as crianças cresçam muito rápido e se tornem mais altas do que outras crianças da sua idade.

Os sintomas também podem acontecer se o adenoma crescer e pressionar os tecidos próximos. Estes sintomas podem incluir:

● Alterações na visão

● Dores de cabeça

Vou precisar de exames? – Sim. Os testes para um adenoma hipofisário  incluem:

● Testes hormonais – Seu médico irá fazer exames de sangue e urina para medir os níveis de diferentes hormônios em seu corpo.

● Um exame de imagem, chamado de ressonância magnética, de seu cérebro

● Testes de visão – Seu médico pode solicitar exames para verificar sua visão.

Como um adenoma hipofisário é tratado? – Um adenoma hipofisário que é encontrado por acaso e não causa sintomas, normalmente, não necessita de tratamento. Mas o médico irá acompanhar o crescimento ao longo do tempo fazendo testes de acompanhamento regulares.

Um grande adenoma ou um adenoma que cause sintomas geralmente necessita de tratamento. O tratamento depende do tipo de adenoma hipofisário que você tem, o quão grande ele é, e seus sintomas.

Os diferentes tratamentos podem incluir:

● Cirurgia – Muitos adenomas hipofisários são tratados com cirurgia. Durante a cirurgia, o médico faz uma pequena incisão na parte de trás do nariz e, em seguida, utiliza uma ferramenta especial para remover o tumor.

● Medicamentos – Medicamentos são usados ​​em vez da cirurgia para alguns tipos de adenomas hipofisários. Os medicamentos podem encolher os tumores e diminuir a quantidade de hormônios que produzem. Mas os medicamentos não funcionam para todos os tipos de adenomas hipofisários.

● Radiação – Radiação utiliza altas doses de raios-X para destruir ou reduzir o crescimento. Os médicos costumam usar radiação após a cirurgia para impedir  um adenoma pituitário de voltar a crescer.

Após o tratamento, seu médico pode fazer testes de seguimento regulares para monitorar seu adenoma hipofisario e verificar se ele não voltou a crescer. Algumas pessoas também precisam de um tratamento hormonal a longo prazo para corrigir os níveis de hormônio em seu corpo.

E se eu quiser engravidar? – Se você quiser engravidar, você deve conversar com seu médico. Ele pode querer tratar seu adenoma antes de você começar a tentar engravidar. Além disso, se você tomar medicamentos para o adenoma hipofisario, seu médico irá verificar se os medicamentos são seguros para tomar durante a gravidez.

× Agende sua consulta