O que é a glândula hipófise? – A glândula hipófise é um pequeno órgão que se encontra na base do cérebro. Ela é conhecida como a “glândula mestra” porque controla todas as outras glândulas do corpo.
A glândula hipófise produz muitos hormônios diferentes. Os hormônios são mensageiros químicos que ligam e desligam diferentes processos no corpo. Aqui está uma lista de alguns dos hormônios produzidos pela glândula hipófise e uma explicação do que os hormônios fazem:
● Hormônio adrenocorticotrófico (chamado de “ACTH”) – ACTH ordena que as glândulas supra-renais liberem um hormônio chamado cortisol. O cortisol ajuda a controlar a forma como o corpo usa açúcar.
● Hormônio estimulante da tireóide (chamado de “TSH”) – TSH estimula a glândula tireóide para liberar hormônios chamados “T3” e “T4”.Esses hormônios controlam a forma como o organismo utiliza e armazena energia.
● As gonadotrofinas (chamadas “LH” e “FSH”)- Nas mulheres, as gonadotrofinas estimulam os ovários a liberar os hormônios estrogênio e progesterona. Elas também dizem aos ovários para preparar e liberar os óvulos. Nos homens, esses hormônios estimulam os testículos a produzir testosterona e esperma.
● O hormônio do crescimento (chamado “GH”) – Ele ajuda as crianças a crescer até uma altura normal. Em adultos, ele ajuda a manter o equilíbrio certo de gordura e músculo do corpo.
● A prolactina – A prolactina ajuda a controlar o desenvolvimento das mamas em meninas. Ele também informa as mamas para produzir leite depois que uma mulher dá à luz.
O que é pan-hipopituitarismo? – Panhipopituitarismo é o termo médico para quando a glândula hipófise não produz a quantidade suficiente de seus hormônios. Isso pode acontecer quando ela está danificada. A glândula hipófise pode ser danificada por crescimentos anormais ou pelo tratamento utilizado para controlar esses crescimentos anormais.
Quando a glândula hipófise não produz hormônio suficiente, as outras glândulas sob seu controle também não produzem. Isto pode causar problemas graves.
Quais são os sintomas de pan-hipopituitarismo? – Os sintomas são diferentes, dependendo de quais hormônios são mais afetados pela doença. Em geral, os sintomas podem incluir:
● Sensação de cansaço
● Perda peso
● Intolerância ao frio
● Diminuição do apetite
● Perda de interesse em sexo
● Dificuldades para engravidar ou engravidar uma mulher (chamado infertilidade)
● Em mulheres:
• Ondas de calor
• Ciclos menstruais irregulares ou ausentes
• Perda de pêlos pubianos
• Incapacidade de produzir leite para amamentar
● Nos homens:
• Diminuição de barba ou pelo corporal
• Diminuição dos testículos
● Em crianças:
• Diminuição da estatura
•Atraso na puberdade
Vou precisar de exames? – Sim, se seu médico suspeitar que você tem pan-hipopituitarismo, você vai precisar de exames de sangue para verificar se há diferentes níveis de hormônios. Você também pode precisar de um exame de imagem, como uma ressonância magnética. Estes testes podem criar uma imagem do interior do seu corpo e mostrar se há algo pressionando ou danificando sua glândula hipófise.
Como panhipopituitarismo é tratado? – O tratamento geralmente envolve tomar medicamentos hormonais para substituir os hormônios do corpo que estão faltando. Pessoas que são tratadas para pan-hipopituitarismo geralmente devem tomar estes medicamentos para o resto de sua vida. Muitas vezes, elas também precisam fazer exames de sangue regularmente para verificar seus níveis hormonais.
As pessoas que têm um tumor ou um crescimento em sua glândula hipófise, também podem precisar de cirurgia ou outros tratamentos (tais como a terapia de radiação) para remover ou destruir o tumor ou crescimento.