O que são prolactinomas? – Os prolactinomas são crescimentos anormais que se formam logo abaixo do cérebro, num órgão que se chama “glândula hipófise”. Estes crescimentos podem causar sintomas, tais como períodos menstruais ausentes em mulheres ou baixo desejo sexual em homens.
A glândula hipófise tem células diferentes que produzem diferentes hormônios. Algumas das células da glândula hipófise produzem um hormônio chamado “prolactina.”
Forma-se um prolactinoma quando essas células se transformam em células anormais e crescem fora de controle. Quando isso acontece, os níveis de prolactina do corpo podem ficar muito altos.
Prolactinomas podem causar sintomas de duas maneiras. Os sintomas podem acontecer quando:
● A pessoa tem a prolactina elevada – Isto pode diminuir os níveis de outros hormônios (LH e FSH).
● Um prolactinoma cresce e pressiona os tecidos próximos, na cabeça, como os nervos que vão desde os olhos ao cérebro.
Os prolactinomas podem crescer tanto em homens quanto mulheres. Eles são mais comuns em mulheres com menos de 50 anos de idade.
Quais são os sintomas de um prolactinoma? – Excesso de prolactina pode causar sintomas em homens e em mulheres em idade fértil. Os sintomas podem incluir:
● Períodos menstruais ausentes ou irregulares (em mulheres)
● Produção de leite (nas mulheres)
● Secura vaginal e ondas de calor (em mulheres)
● Energia baixa, baixo desejo sexual, e problemas de ereção (em homens)
● Aumento do tamanho e dor na mama (em homens)
● Problemas para iniciar uma gravidez (em homens e mulheres)
● Perda óssea (em homens e mulheres) – Isso leva alguns anos para acontecer.
Quando um prolactinoma pressiona tecidos próximos, pode causar:
● Problemas de visão
● Dores de cabeça
● Menores níveis de outras hormonios que são produzidos na glândula hipófise.
Existe um exame para um prolactinoma? – Sim. O seu médico deve fazer:
● Um exame de sangue para medir o nível de prolactina no seu corpo
● Um exame de imagem chamado ressonância magnética
Como são tratados prolactinomas? – Os prolactinomas são tratados de maneiras diferentes, dependendo do seu tamanho, dos sintomas que provocam, e outros fatores.
Os prolactinomas são geralmente tratados em primeiro lugar com medicamentos designados “agonistas da dopamina”. Estes medicamentos podem reduzir os níveis de prolactina ao normal, e reduzir grandes prolactinomas. Quando os níveis de prolactina voltam ao normal, a maioria dos sintomas desaperecem. As pessoas costumam tomar estes medicamentos durante anos.
Se estes medicamentos não funcionam ou causa muitos efeitos colaterais, existem outras opções de tratamento. Estas podem incluir:
● A cirurgia para remover o prolactinoma – Às vezes, os médicos recomendam a cirurgia como primeira opção. Por exemplo, nas mulheres que têm um grande prolactinoma e querem engravidar logo.
● Outros tipos de medicamentos
E se eu quiser engravidar? – Se você quiser engravidar, fale com seu médico sobre o tratamento certo para você. Muitas mulheres são capazes de engravidar após o tratamento.
As mulheres que tomam medicamentos agonistas da dopamina podem parar de tomá-los, uma vez que engravidar. Mas sem estes medicamentos, os prolactinomas podem começar a crescer.
Se você desenvolver problemas de visão enquanto estiver grávida, isto poderia ser um sinal de que seu prolactinoma está crescendo. Para verificar isso, seu médico terá que fazer exames especiais de visão a cada mês. Deve também informar seu médico se tiver qualquer dor de cabeça nova ou intensa. Ter dores de cabeça pode significar que o seu prolactinoma tem crescido.
E se eu entrar na menopausa? – Se você está sendo tratada de um prolactinoma e entra na menopausa, fale com o seu médico. Algumas mulheres podem interromper o tratamento após a menopausa.