O que significa ser obeso? – Os médicos usam uma medida especial chamado “índice de massa corporal”, ou IMC, para decidir quem está abaixo do peso, em um peso saudável, com excesso de peso ou obeso. Uma pessoa que é obesa pesa demais para sua altura.
Seu IMC irá dizer-lhe se o seu peso está adequado para sua altura .
● Se o seu IMC está entre 25 e 29,9, você está com sobrepeso.
● Se o seu IMC é de 30 ou maior, você é obeso.
Ser obeso é um problema porque aumenta os riscos de diversos problemas de saúde. Também pode tornar difícil para você se movimentar, respirar e fazer outras coisas que as pessoas que estão em um peso saudável podem fazer facilmente. Além disso, a obesidade pode ser difícil emocionalmente, porque pode fazer você se sentir envergonhado ou deslocado.
Quais são os riscos para a saúde? – Ser obeso aumenta o risco de uma pessoa desenvolver muitos problemas de saúde. Aqui estão apenas alguns exemplos:
● Diabetes
● Pressão arterial elevada
● Colesterol alto
● Doença cardíaca (incluindo ataques cardíacos)
● Derrame (acidente vascular cerebral)
● Apnéia do sono (uma doença em que você para de respirar por curtos períodos de tempo, enquanto dorme)
● Asma
● Câncer
Será que ser obeso encurta a vida de uma pessoa? – Sim. Estudos mostram que pessoas que são obesas morrem mais cedo do que as pessoas que têm um peso saudável. O grau do aumento do risco depende de quanto tempo a pessoa permanece obesa, e que outros problemas médicos ela tem.
Devo consultar um médico? – Sim. Se você estiver com sobrepeso ou obeso, consulte o seu médico. Ele pode ter sugestões sobre maneiras de perder peso.
Existem tratamentos médicos que podem me ajudar a perder peso? – Sim. Existem medicamentos e cirurgia para ajudar na perda de peso. Mas esses tratamentos são apenas para pessoas com obesidade grave, que não têm sido capazes de perder peso através de dieta e exercício. Além disso, tratamentos de perda de peso não substituem a dieta e exercício. As pessoas que recebem esses tratamentos devem também mudar a forma como elas comem e seu nível de atividade fisica.
O que posso fazer para evitar os problemas causados pela obesidade? – A resposta óbvia é que você deve perder peso. Mas mesmo se a perda de peso não é possível, você pode melhorar sua saúde e reduzir o risco, se você:
● Tornar-se mais ativo – Muitos tipos de atividade física podem ajudar, incluindo caminhadas. Você pode começar com alguns minutos por dia e adicionar mais tempo quando você ficar mais forte.
● Melhorar sua dieta – É saudável ter refeições regulares e porções menores, e não pular refeições. Evite doces e salgadinhos industrializados, coma mais vegetais e frutas.
● Parar de fumar (se você fuma)
● diminuir a ingestão de álcool – Beba não mais que 1 dose por dia, se você é mulher, e não mais do que dois drinques por dia, se você é homem.
O que aumenta o risco de uma pessoa ser obesa? – A maioria das pessoas se torna obesa, porque simplesmente come muito e se movimenta muito pouco. Isso é especialmente verdadeiro para as pessoas que assistem muita TV. Mas há também uma série de outros fatores que parecem aumentar o risco de obesidade, que muitas pessoas não conhecem. Aqui estão algumas coisas que podem afetar a chance de uma pessoa se tornar obesa:
● Hábitos da mãe durante a gravidez – Mulheres que ingerem muitas calorias, têm diabetes, ou fumam durante a gravidez têm uma maior probabilidade de ter bebês que cresçam e se tornem obesos.
● Aleitamento artificial – Bebês que são alimentados com fórmula são mais propensos do que os bebês que são amamentados.
● Hábitos e ganho de peso durante a infância – As pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade na infância ou na adolescência são mais propensos a serem obesos quando adultos.
● Dormir pouco – Pessoas que não dormem o suficiente são mais propensos a se tornarem obesos do que pessoas que dormem o suficiente.
● Tomar certos medicamentos – O uso prolongado de certos medicamentos, como alguns medicamentos para tratar a depressão, pode causar ganho de peso.
Há também condições hormonais que podem aumentar o risco de se tornarem obesos, mas essas condições são responsáveis por apenas uma pequena fração dos casos de obesidade.
E se eu quero ter filhos? – Se você quer ter filhos, você deve saber que ser obeso pode tornar difícil para uma mulher engravidar. Também pode prejudicar a capacidade de um homem ter relações sexuais, especialmente se o homem obeso tem pressão alta ou diabetes. Além do mais, as crianças nascidas de pais obesos têm um risco elevado de serem obesas.
E se meu filho é obeso? – Em crianças, a obesidade produz os mesmos riscos que em adultos. Por exemplo, pode aumentar o risco de diabetes, hipertensão arterial, asma e apneia do sono. Também pode causar problemas adicionais relacionados com a infância. Por exemplo, a obesidade pode acelerar o crescimento e o desenvolvimento sexual em meninas.