Quais são os problemas que dificultam engravidar? – Uma mulher pode ter problemas para engravidar por razões diferentes. Esses incluem:
● Problemas com a ovulação – A ovulação é o momento no ciclo menstrual quando o ovário libera um óvulo na trompa de Falópio. Hormônios controlam a ovulação. A gravidez pode ocorrer se o espermatozoide fertilizar o óvulo enquanto ele viaja para o útero após a ovulação. As mulheres têm a maior chance de engravidar se a relação sexual ocorrer 1 a 2 dias antes da ovulação ou no dia da ovulação. Em algumas mulheres, a ovulação não acontece regularmente.
● Problemas com o útero ou trompas de Falópio – Por exemplo, algumas mulheres têm cicatrizes em suas trompas de falópio de infecções passadas ou cirurgia. Este tecido de cicatriz pode bloquear as trompas de Falópio.
● Endometriose – A endometriose é uma condição que pode causar dor na parte inferior da barriga. E também pode levar a problemas para engravidar.
● Idade avançada – Com o avançar da idade pode ser mais difícil de engravidar, por isso pode demorar mais tempo.
Quando devo consultar um médico? – Consulte seu médico se você não ficar grávida depois de ter relações sexuais desprotegidas durante 1 ano. Mas se ficar preocupada antes ou se estiver com mais de 35 ou irregularidade menstrual, consulte o médico após 6 meses de tentativas.
Seu médico irá conversar com você e fazer um exame. Ele vai solicitar testes para tentar descobrir a causa do problema. Além disso, seu parceiro pode precisar ser testado também. Mas não se surpreenda se seu médico não pode dizer o que está errado. Nem sempre é possível descobrir por que uma mulher não pode engravidar.
Existe alguma coisa que eu possa fazer por conta própria? – Se você estiver com sobrepeso, perder peso pode ajudá-la a engravidar. Perder peso também pode ajudá-la a ter uma gravidez mais saudável.
Que tratamentos estão disponíveis? – As mulheres que têm problemas para engravidar podem optar por ter um ou mais dos seguintes tratamentos. Você e seu médico devem discutir qual o tratamento tentar primeiro. Os tratamentos podem incluir:
● Um medicamento chamado clomifeno – Este medicamento melhora as chances da ovulação ocorrer. Muitas vezes, os médicos prescrevem primeiro este tratamento. Seu médico irá dizer-lhe como e quando tomar este medicamento. Ele também irá dizer-lhe quando ter relações sexuais para que o tratamento tenha melhor chance de sucesso. Se este medicamento não funcionar depois de alguns meses, ele pode recomendar outros medicamentos para ajudar com a ovulação.
● tratamento hormonal – o tratamento hormonal é frequentemente recomendadao se a mulher não engravida com clomifeno. Hormônios melhoram as chances da ovulação ocorrer.
● Inseminação intra-uterina – Para este tratamento, o médico usa um tubo para colocar o esperma diretamente no útero de uma mulher. Isto é feito imediatamente antes da ovulação. A maioria das mulheres recebe esse tratamento, juntamente com o tratamento hormonal.
● A fertilização in vitro, também chamada de FIV – é um procedimento que geralmente é feito se outros tratamentos não funcionaram. Trata-se do seguinte:
• realiza-se o tratamento hormonal por algumas semanas. Esses hormônios preparam o ovário para ovular.
• Pouco antes da ovulação, o médico usa uma agulha fina para remover alguns óvulos pelos ovários.
• Os óvulos são colocados em um tubo de ensaio com o esperma de modo que o espermatozoide possa fertilizar um ou mais óvulos.
• Depois de 2-5 dias, o óvulo ou óvulos fertilizados são colocados no útero da mulher. Esperançosamente, um dos óvulos vai se anexar ao útero e gerar uma gravidez.
• FIV geralmente é feito em mulheres:
– Com trompas de falópio bloqueadas
-Com Parceiros que têm muito poucos espermatozóides
-Que não têm sido capazes de engravidar usando outros tratamentos
Como vou saber se um tratamento está funcionando? – Seu médico irá fazer testes em diferentes momentos durante o tratamento para verificar se ele está funcionando. Estes testes podem incluir exames de sangue e ultra-som.
Os tratamentos sempre funcionam? – Não. Os tratamentos nem sempre ajudar uma mulher engravidar. O mesmo tratamento pode funcionar para uma mulher, mas não em outra.
Como faço para decidir a qual o tratamento devo me submeter? – Converse com seu médico sobre os benefícios e desvantagens dos diferentes tratamentos. Para escolher o tratamento que é certo para você, você deve considerar:
● A opinião de seu médico
● Custo do tratamento – Alguns tratamentos custam muito dinheiro. O seguro de saúde não paga todos os tipos.
● Quanto tempo o tratamento vai demorar – Tratamentos podem precisar de mais de uma tentativa. Ficar grávida pode levar meses ou anos.
● Os efeitos colaterais e desvantagens do tratamento.
Pode ser difícil tomar estas decisões. Por isso, pode ser útil conversar com um conselheiro ou ir a um grupo de apoio para pessoas que estão tendo problemas para engravidar.