Endoclinic

Menopausa precoce (insuficiência ovariana primária)

logodivisoria2O que é a menopausa precoce? – A menopausa é o momento na vida de uma mulher quando ela naturalmente para de menstruar. A menopausa geralmente ocorre entre as idades de 45 e 55. Mas, em algumas mulheres, a menopausa chega mais cedo – antes dos 40 anos.

Algumas mulheres com esta condição continuam a ter períodos de vez em quando. Elas podem até mesmo engravidar. Em vez de chamá-la “menopausa precoce,” os médicos preferem chamá-la de “insuficiência ovariana primária” (IOP). Você também pode ouvir o termo “falência ovariana prematura” (FOP).

O que causa a menopausa precoce? – Menopausa precoce acontece quando algo faz com que os ovários parem de trabalhar bem. Normalmente, os ovários liberam um óvulo uma vez por mês. Isto é chamado de “ovulação,” e torna possível gravidez.

Em mulheres com menopausa precoce, os ovários começam a ficar sem óvulos. Como resultado, elas podem:

● Liberar óvulos com menos frequência do que o normal

● Parar de liberar óvulos completamente

Por que meus ovários pararam de funcionar? – Na maioria das vezes, os médicos não sabem o que causa menopausa precoce. Em algumas mulheres, as causas incluem:

● Problemas com seus genes

● Tratamentos de câncer

● Doenças auto-imunes, em que o corpo ataca os próprios ovários

Quais são os sintomas da menopausa precoce? – A primeira coisa que a maioria das mulheres nota é ausência de sangramento em alguns meses, ou períodos que são mais leves do que o normal. Outros sintomas que você pode ter são:

● Ondas de calor, que se apresentam como uma onda de calor que começa no peito e no rosto e, em seguida, se move através do corpo

● Suor excessivo à noite

● Secura vaginal

● Dor durante a relação sexual

● Problemas de sono

Em que outros sintomas que devo prestar atenção? – Alguns sintomas podem ser pistas sobre o que está causando sua condição. Certifique-se de dizer ao seu médico se:

● Sente-se fraca ou muito cansada o tempo todo

● Perdeu peso sem esforço

● Sente dor no abdome

● Deseja sal

● Observa a pele ficar mais escura, mesmo que você não tenha se exposto ao sol

Devo consultar um médico? – Consulte o médico se você tem menos de 40 anos e seus períodos ficam irregulares por pelo menos 3 meses.

Existem exames  que eu deveria realizar? – Seu médico irá decidir quais testes você deve fazer com base em sua idade, outros sintomas, e situação individual. Testes mais comuns incluem:

● Teste de gravidez

● Exames de sangue – dosagem dos níveis hormonais. Eles podem mostrar porque seus períodos estão irregulares.

● Testes genéticos – Se os testes hormonais mostram que você tem menopausa precoce, provavelmente você vai ter outros exames de sangue que podem mostrar se há algo errado com seus cromossomos.

Como é tratada a menopausa precoce? – Isso depende do que está causando a sua condição. A maneira mais comum de tratar a menopausa precoce é com hormônios, como o estrogênio. Eles substituem o que os ovários não estão mais produzindo. Hormônios irão reduzir seus sintomas, especialmente as ondas de calor e suores noturnos. Eles também irão ajudar a proteger seus ossos e talvez  seu coração. As mulheres costumam tomar hormônios até, pelo menos, 50 anos de idade.

E se eu quiser engravidar? – Ainda pode haver esperança. Cerca de 10 por cento das mulheres com menopausa precoce são capazes de ter um bebê por conta própria. Quando as mulheres não conseguem engravidar por conta própria, eles ainda podem engravidar com as novas tecnologias. Esses métodos usam óvulos que vêm de outra mulher.

Como minha vida será? – A aprendizagem que você tem menopausa precoce pode ser muito emocional. Você pode sentir ansiedade, tristeza ou dor. Algumas mulheres temem  envelhecer muito rápido ou morrer jovem. Isso não é verdade. Informe o seu médico sobre esses sentimentos. Leva tempo para lidar. Grupos de terapia e de apoio podem ajudar.

 

× Agende sua consulta