O que é síndrome dos ovários policísticos? – Síndrome dos ovários policísticos é uma condição que pode levar as mulheres a ter períodos menstruais irregulares, acne (pele oleosa e espinhas), hirsutismo (crescimento de pelo facial adicional), ou queda de cabelos. A condição também pode dificultar para engravidar. As pessoas às vezes se referem a síndrome dos ovários policísticos como “SOP.” – Cerca de 5 por cento de todas as mulheres têm SOP.
O que ocorre nas mulheres com SOP? – Em mulheres com SOP, os ovários não funcionam muito bem. Uma vez por mês, os ovários produzem uma estrutura chamada folículo. À medida que o folículo cresce, produz hormônios. Em seguida, ele libera um ovo. Isto é chamado de “ovulação.” Mas, em mulheres com SOP, o ovário produz muitos pequenos folículos em vez de um grande. Os níveis hormonais podem sair do equilíbrio e a ovulação não acontece todos os meses como deveria. Os médicos não sabem ao certo porque isso acontece com algumas mulheres.
Quais são os sintomas da SOP? – Mulheres com a condição podem ter:
● Menos de 8 ciclos em um ano
● Ganho de peso
● Crescimento de pelos espessos e escuros em lugares onde só os homens tendem a ter, como no lábio superior, queixo, colo e barriga
● Queda de cabelos
● Acne (pele oleosa e espinhas em seu rosto)
● Dificuldade em engravidar
Devo consultar um médico mesmo se os meus sintomas são leves? – Sim. As mulheres com SOP são mais propensas a acabar com outros problemas de saúde também. Esses incluem:
● Diabetes (açúcar elevado no sangue)
● Níveis elevados de colesterol
● Apnéia do sono, um distúrbio do sono que faz com que as pessoas parem momentaneamente de respirar enquanto dormem
O risco de doença cardíaca pode também ser maior em mulheres com SOP, mas é necessária mais investigação cientifica para os médicos terem certeza.
Existem exames que eu deveria fazer? – Seu médico irá decidir quais testes você deve realizar com base em sua idade, sintomas e situação individual. Possíveis testes incluem:
● Exames de sangue para medir os níveis de hormônios, de açúcar e colesterol no sangue
● Teste de gravidez se você parou de menstruar
● Ultra-sonografia pélvica – Este teste utiliza ondas sonoras para fazer um retrato de seu útero e ovários. Os médicos usam este teste para verificar quantos folículos estão em seus ovários.
Como SOP é tratada? – O tratamento mais comum é tomar pílulas anticoncepcionais. Os comprimidos não curam a doença. Mas eles podem melhorar muitos dos seus sintomas. As pílulas anticoncepcionais também protegem as mulheres contra o cancer de útero.
Outros tratamentos para os sintomas da SOP são:
● Anti-androgenicos – Estes medicamentos bloqueiam hormônios que causam alguns sintomas (exemplo, espironolactona).
● Progestágeno – Este hormônio pode fazer você ter períodos regulares, mas só se você tomá-lo todos os meses. Ele também reduz o risco de cancer. A maioria dos médicos usam medroxiprogesterona ou progesterona natural.
● Metformina – Este medicamento pode ajuda-la a ter ciclos mais regulares. Mas ele só funciona em cerca de metade das mulheres. Nas portadoras de diabetes, este medicamento ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue normal.
● Loção para a pele ou antibióticos para tratar a acne
● Terapia com laser ou eletrólise para remover o excesso de pelos.
Existe alguma coisa que eu possa fazer para tratar a doença? – Sim. Se você estiver com sobrepeso ou obesidade, perda de peso pode melhorar muitos dos seus sintomas. Perder apenas 5 por cento do seu peso corporal pode ajudar muito.
E se eu quiser engravidar? – Não perca a esperança. A maioria das mulheres com SOP são capazes de engravidar, mas pode demorar um pouco. Se você está acima do peso, perda de peso pode ajudar a tornar seus ciclos regulares e melhorar suas chances de engravidar. Se você perdeu peso, mas ainda mantem ciclos irregulares, seu médico pode dar-lhe medicamentos para ajudar você a ovular e melhorar suas chances de engravidar.
Como será minha vida? – As mulheres com SOP são capazes de viver vidas normais. Mas é importante consultar um médico. Tratamentos irão ajudar com os sintomas e protegê-la de outras doenças.