Endoclinic

Vaginite atrófica 

logodivisoria2O que é vaginite atrófica? – Vaginite atrófica é uma condição que faz com que a vagina e tecidos próximos fiquem ressecados, finos, e susceptíveis a  inflamações. Isso pode ser desconfortável ou tornar o sexo doloroso. Vaginite Atrofica é às vezes chamado de “atrofia vaginal.”

Vaginite atrófica acontece quando a mulher não produz o suficiente de um hormônio chamado estrogênio. Essa condição afeta principalmente as mulheres que já passaram da menopausa (ou seja, que pararam de menstruar). Também pode acontecer com mulheres cujos ovários foram removidos, que estão tomando certos medicamentos, ou que estão amamentando.

Quais são os sintomas de vaginite atrófica? – Os sintomas incluem:

● Secura vaginal

● Queimação ou irritação na vagina

● Lubrificação diminuída durante a relação sexual

● Dor durante a relação sexual

● Sangramento quando algo toca a vagina, por exemplo, após o sexo. (Se você tiver esse sintoma, não se esqueça de consultar um médico.)

● Corrimento vaginal

● Problemas urinários, como ter de urinar muitas vezes, dor ao urinar, ou ter sangue na urina. (Se você tem esses sintomas, não se esqueça de consultar um médico.)

Algumas mulheres nunca informam seu médico que estão tendo sintomas de vaginite atrófica. Muitas vezes, têm vergonha ou acham que os sintomas são parte normal do envelhecimento. Se você tiver sintomas desta condição, e eles te incomodam, mencione com  seu médico. Existem tratamentos que podem ajudar.

Existe um exame para a vaginite atrófica? – Não. Não há nenhum exame. Mas  seu médico  deve ser capaz de dizer se você tem isso, após ouvir sua história e fazer o exame clínico.

Existe alguma coisa que eu possa fazer para me sentir melhor? – Sim. Algumas mulheres se sentem melhor quando usam lubrificantes antes do sexo e hidratante vaginal várias vezes por semana.

Devo consultar um médico? – Consulte  seu médico se tiver sintomas de vaginite atrófica.

Como vaginite atrófica é tratada? – O tratamento mais eficaz para a vaginite atrófica é o hormônio estrógeno. Ao usar estrogênio para tratar vaginite atrófica, os médicos recomendam “estrogênio vaginal.” Estrogênio vaginal é qualquer forma de estrogênio que vai diretamente para a vagina. Vem em cremes, comprimidos, ou um anel flexível. Ele vem em pequenas doses que não aumentam os níveis de estrogênio em outras partes do corpo. Algumas mulheres que usam estrogênio vaginal devem também tomar outro hormônio, chamado progesterona.

O estrogênio também está disponível em doses mais elevadas, em pílulas, um adesivo de pele, ou um anel vaginal. Estas são algumas vezes chamadas de “terapia de reposição hormonal”, e devem ser tomadas com progesterona. Mas estrogenio vaginal é melhor para tratar os sintomas de vaginite atrófica.

Se você quiser tomar estrogênio, pergunte ao seu médico quais os possíveis riscos e benefícios. Se já teve câncer de mama ou de útero, ou se está em risco para esses tipos de câncer, pergunte se os hormônios são seguros para você.

 

× Agende sua consulta