O que são andrógenos? – Os andrógenos são um tipo de hormônio que o corpo produz naturalmente. Os hormônios são mensageiros químicos que transformam diferentes processos do corpo. Os androgénos são freqüentemente chamados “hormônios masculinos.” Isso porque eles são os principais hormônios que definem as características que fazem os homens diferentes das mulheres.
As pessoas muitas vezes pensam que só os homens produzem andrógenos e só as mulheres produzem hormônios femininos chamados “estrogênios.” Mas o fato é que homens e mulheres têm ambos, andrógenos e estrógenos. A diferença é que os homens normalmente têm níveis muito mais elevados de andrógenos do que estrógenos. E as mulheres normalmente têm níveis muito mais altos de estrógenos do que andrógenos.
Por que um homem precisa de reposição androgênica? – Um homem pode precisar de reposição androgênica se ele tem baixos níveis de um andrógeno chamado “testosterona.”.
Os sintomas da baixa de testosterona em homens podem incluir:
● pouco ou nenhum interesse em sexo – Os médicos chamam isso de “baixa libido.”
● humor deprimido
● Sensação de cansaço, especialmente no final do dia.
● Aumento das mamas – Os médicos chamam isso de “ginecomastia.”
● Atraso na puberdade (em meninos) – Esses meninos:
• Não apresentam aumento dos músculos, mesmo com prática de exercícios.
• Não apresentam barba, pêlos no corpo, ou a voz grave.
Como saber se eu preciso de reposição androgênica? – Se você tiver sintomas da baixa de testosterona, o médico vai fazer um exame físico e avaliar seus sintomas. Ele também irá pedir um exame de sangue para verificar seu nível de testosterona. Dependendo da sua situação individual, pode existir a necessidade de outros exames.
Quais são os benefícios da reposição androgênica em homens? – Os benefícios incluem:
● Interesse normal em sexo
● aumento de massa muscular
● aumento da energia e vitalidade
● Melhora do humor
Há efeitos colaterais para reposição androgênica em homens? –
● Aumento dos glóbulos vermelhos no sangue
● Mudanças no corpo que às vezes acontecem nos anos pré-adolescentes e adolescentes, tais como:
• Acne
• Aumento da mama
• Comportamento agressivo – Isso é mais comum em meninos e adolescentes em substituição do andrógeno do que em homens adultos.
● Um possível aumento do risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral – Especialistas estão preocupados que os tratamentos de testosterona podem aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames em alguns homens. Isto não foi comprovado, mas os médicos são cuidadosos sobre quando sugerir a reposição de testosterona, sobretudo em homens mais velhos.
Homens que fazem reposição de testosterona necessitam de exames regulares para verificar os níveis de testosterona e monitorar quaisquer efeitos secundários.
Como é feita a reposição androgênica? – Existem várias formas diferentes. A testosterona pode ser dada em uma injeção, gel, ou comprimido colocado nas gengivas.
Os homens que usam gel devem lavar as mãos depois de colocar o medicamento. Isso porque a testosterona pode passar para pele de outras pessoas e pode causar efeitos secundários nocivos, especialmente em crianças.
Quando homens com mais de 60 têm que fazer reposição de testosterona? – Isso nem sempre é claro. Baixos níveis de testosterona nem sempre precisa ser tratado, especialmente em homens com mais de 60. Isso porque é normal que a testosterona caia nos homens à medida que envelhecem. Na verdade, o envelhecimento normal produz algumas das mesmas mudanças que ocorrem em homens com baixos níveis de testosterona, como menos energia ou interesse em sexo.
-Homens com mais de 60 podem receber reposição de testosterona se:
● Pelo menos 2 ou 3 exames de sangue mostram níveis muito baixos de testosterona
● Eles têm sintomas da baixa de testosterona que os incomodam
● Os sintomas não são causados por outra doença ou condição que os médicos podem tratar
● Eles nunca tiveram um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral – Isso é porque os especialistas estão preocupados que o tratamento com testosterona pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames em alguns homens (mas isso não foi provado).