Endoclinic

Hipertireoidismo 

logodivisoria2O que é o hipertireoidismo? – O hipertireoidismo é uma condição que pode fazer você se sentir trêmulo, ansioso e cansado. Isso acontece quando uma glândula no pescoço, chamada tireóide, produz ou libera excesso de hormônio. Este hormônio controla o modo como o corpo usa e armazena energia.

Quais são os sintomas do hipertireoidismo? – Algumas pessoas com hipertireoidismo não têm sintomas. Quando eles ocorrem, podem incluir:

● Ansiedade, irritabilidade, ou perturbações do sono

● Fraqueza (especialmente nos braços e coxas, o que pode tornar difícil para levantar coisas pesadas ou subir escadas)

● Tremores

● Sudorese  e dificuldade para lidar com o tempo quente

● Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares

● Sensação de cansaço

● Perda de peso, mesmo quando você está comendo normalmente

● Evacuações freqüentes

Hipertiroidismo também pode causar um inchaço no pescoço chamado “bócio.” Se for causado por um problema médico chamado doença de Graves, a doença também pode provocar protuberância dos olhos.

Hipertireoidismo não tratado pode causar uma perturbação do ritmo cardíaco chamado “fibrilação atrial”, dor no peito, e, raramente, insuficiência cardíaca.

Nas mulheres, o hipertireoidismo pode atrapalhar o ciclo menstrual e, pode também tornar mais difícil engravidar. Nos homens, o hipertireoidismo pode fazer com que as mamas cresçam ou levar a problemas sexuais. Estes problemas desaparecem quando hipertireoidismo é tratado.

Existe um exame para hipertireoidismo? – Sim.  Seu médico pode testá-lo para o hipertireoidismo usando um simples exame de sangue. Se o exame de sangue indica um problema, ele pode executar outros testes, também.

Como hipertireoidismo é tratado? – Hipertiroidismo pode ser tratado com:

● Medicamentos – Dois tipos de medicamentos podem ser usados ​​para tratar o hipertiroidismo:

• Medicamentos anti-tireóide, que reduz a quantidade de hormônio que sua glândula produz.

• Medicamentos Beta-bloqueadores, que ajudam a reduzir os sintomas de hipertireoidismo. Os beta-bloqueadores podem torná-lo mais confortável até que o desequilíbrio da tireóide esteja sob controle.

● Iodo radioativo – O iodo radioativo vem em uma pílula ou líquido para você engolir. Ele destrói grande parte da glândula tireóide. As mulheres grávidas não devem usar este tratamento, porque pode danificar a tireóide do bebê. Mas o tratamento é seguro para as mulheres que não estão grávidas e para os homens. A quantidade de radiação utilizada é pequena. Não aumenta a chance de contrair câncer, e não causa problemas para engravidar no futuro ou aumenta o risco de defeitos de nascimento em gestações futuras.

● Cirurgia – Os médicos podem realizar a cirurgia para remover parte ou a totalidade da glândula. Eles não costumam recomendar a cirurgia, porque as outras opções de tratamento são mais seguras e menos onerosas. Mas a cirurgia é a melhor opção em alguns casos.

A maioria das pessoas que são tratadas com iodo radioativo ou submetidas a cirurgia acaba produzindo muito pouco hormônio da tireóide após o tratamento e  devem tomar pílulas de hormônio após o tratamento  para o resto da vida.

E se eu quiser engravidar? – Se você toma o remédio anti-tiróide, fale com o seu médico antes de começar a tentar engravidar. Você provavelmente terá que tomar medicamentos diferentes em diferentes momentos da gravidez. Além disso, suas doses podem precisar de ajuste.

Se você foi tratado com iodo radioativo, espere pelo menos 6 meses antes de começar a tentar engravidar. Isto dará a seu médico tempo suficiente para descobrir se sua tireóide está fazendo hormônio suficiente após o tratamento com iodo radioativo. É importante ter uma quantidade normal de hormônio no corpo antes de engravidar.

Seja qual for o tratamento que você usa, você deve ter seus níveis de hormônio da tireóide verificados frequentemente durante a gravidez. Eles devem estar no nível certo durante a gravidez para evitar riscos para a mãe e para o bebê.

 

× Agende sua consulta