O que é o hipotireoidismo? – O hipotireoidismo é uma condição que faz você se sentir cansado. Há uma glândula no pescoço chamada tireóide que produz o hormônio responsável pelo controle do modo como o corpo usa e estoca energia.
O hipotireoidismo é o termo médico para quando uma pessoa não produz hormônio da tireóide suficiente. As pessoas às vezes confundem essa condição com hipertireoidismo, que é quando uma pessoa produz excesso de hormônio tireoidiano.
Quais são os sintomas do hipotireoidismo? – Algumas pessoas com hipotireoidismo não têm sintomas. Mas a maioria das pessoas se sente cansada. Isso pode fazer a condição difícil de diagnosticar, porque outras condições podem provocar cansaço.
Outros sintomas do hipotireoidismo incluem:
● Falta de energia
● Sensação de frio
● Queda de cabelos
● Prisão de ventre
Se não for tratado, o hipotireoidismo também pode enfraquecer e abrandar o seu coração. Isso pode fazer você sentir falta de ar ou cansaço quando você se exercita e causar inchaço (acúmulo de líquido) em seus tornozelos. Hipotireoidismo não tratado pode também aumentar a pressão arterial e aumentar o colesterol-ambos aumentam o risco de problemas cardíacos.
Nas mulheres, o hipotireoidismo pode atrapalhar o ciclo menstrual. E pode também dificultar gravidez. Nas gravidas, o hipotireoidismo pode causar problemas. Por exemplo, pode aumentar as chances de aborto e do bebê ter baixa inteligência.
Existe um exame para o hipotireoidismo? – Sim. Seu médico pode testá-lo para o hipotireoidismo usando um simples exame de sangue.
Como o hipotireoidismo é tratado? – O tratamento para o hipotireoidismo envolve tomar pílulas de hormônios todos os dias. Depois de tomar os comprimidos durante cerca de 6 semanas, o médico irá analisar o exame de sangue para garantir que os níveis estão onde deveriam estar. Ele pode ajustar a dose, dependendo dos resultados. A maioria das pessoas com hipotireoidismo precisa tomar comprimidos para o resto da vida.
Comprimidos de hormônio da tireóide podem vir em diferentes marcas. Todos funcionam igualmente bem. Mas você não deve mudar de uma marca para outra. Alternância entre as marcas podem alterar os níveis para cima ou para baixo.
Nunca mude a sua dose de hormônio da tireóide por conta própria. Tomar hormônio tireoidiano em excesso pode causar problemas de ritmo cardíaco e até mesmo danificar seus ossos.
E se eu quiser engravidar? – Você pode tentar engravidar. Muitas mulheres com hipotireoidismo têm gravidezes saudáveis. Mas seu médico terá de alterar sua dose de hormônio assim que engravidar. Ele também vai precisar medir os níveis sanguíneos de hormônio tireoidiano a cada 4 semanas para monitorar se a dose da medicação está correta.