Endoclinic

Nódulos tireoidianos 

logodivisoria2O que são nódulos de tireóide? – Os nódulos tireoidianos são crescimentos redondos ou ovais na glândula tireóide. São comuns e geralmente não são prejudiciais para a saúde. Mas, às vezes, nódulos de tireóide são causados ​​por uma doença grave, como o câncer.

A glândula tireóide produz hormônios chamados de T3 e T4. A maioria dos nódulos não altera a quantidade de hormônio tireoidiano no organismo. Mas alguns produzem  excesso de hormônio, o que pode provocar sintomas.

Quais são os sintomas de um nódulo de tireóide? – Algumas pessoas não têm quaisquer sintomas. Eles podem descobrir que têm um nódulo quando o médico percebe durante um exame de rotina ou em um exame de imagem que foi feito para avaliar outro problema. Outras pessoas têm sintomas. Por exemplo, eles podem sentir ou ver um nódulo no pescoço. Ou têm sintomas  provocados pelo excesso de hormônio tireoidiano, tais como:

● Sentir-se preocupado, chateado, ou com problemas para dormir

● Sensação de fraqueza ou cansaço

● Perder peso sem esforço

● Ter o batimento cardíaco rápido

● Ter evacuações mais  freqüentes

Vou precisar de exames? – Sim. Seu médico vai querer se certificar de que o nódulo de tireóide não é uma ameaça para a sua saúde. Testes geralmente incluem exames de sangue e um exame de imagem da tireóide chamado ultra-som. Às vezes, as pessoas precisam de mais testes. Esses incluem:

● Aspiração com agulha fina – Para este teste, o médico utiliza uma agulha fina para remover uma pequena amostra de tecido do nódulo da tiróide. Em seguida, outro médico examina o tecido no microscópio. Em alguns casos, o tecido é enviado para outros testes. Estes testes podem ajudar os médicos a decidir qual nódulo deve ser removido por cirurgia e qual pode ser acompanhado.

● Cintilografia de tireoide  – Este exame é realizado apenas nas pessoas que tiverem excesso de hormônio tireoidiano no organismo. Para este teste,  a pessoa  ingere uma pílula ou líquido com uma pequena quantidade de substância radioativa. Em seguida, uma câmera especial tira uma foto da glândula tireóide. Este teste não é seguro para as mulheres que estão grávidas ou a amamentando.

Como são tratados os nódulos da tireóide? – Nódulos da tiróide são tratados de maneiras diferentes, dependendo da causa. Diferentes tratamentos incluem:

● Observar e esperar – Os médicos nem sempre tratam nódulos tireoidianos imediatamente. Ele pode observar o nódulo  se ele é pequeno e não parece grave. Mas irá segui-lo de perto para ver se ele cresce ou precisa ser tratado.

●Iodo radioativo – O iodo radioativo vem em um comprimido ou líquido para engolir. Ele tem uma pequena quantidade de radiação e pode destruir uma grande quantidade da glândula tireóide. É usado apenas para tratar nódulos que produzem excesso de hormônio tireoidiano. Não é seguro para as mulheres que estão grávidas ou amamentando.

● Cirurgia para remover o nódulo.

E se eu quiser engravidar? – Se você quiser engravidar, fale com seu médico. As mulheres grávidas não devem ser tratadas com iodo radioativo. Isso porque o iodo radioativo pode causar sérios danos a um bebê. Se uma mulher é tratada com iodo radioativo, ela precisa  esperar pelo menos seis meses antes de tentar engravidar. Dessa forma, o médico pode ter certeza que seu nódulo não está mais produzindo excesso de hormônio tireoidiano.

 

× Agende sua consulta